segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cartoon histórico

Este cartoon, da autoria de Sérgio Piçarra, publicado no Jornal de Angola em 1994, vai, certamente, ficar na história deste género, pelo menos em Angola.
[Legenda- Programas Económicos/Povo/Atestado de incompetência? Deixa-te disso. Temos que tratar é de um atestado de paciência para nós, isso sim!]
Foi "graças" a este boneco de Piçarra que o jornalista Víctor Silva, na altura a exercer o cargo de Director-Geral do Jornal de Angola foi demitido, na sequência de uma bem conseguida intriga (trama) que contra ele foi montada junto da tutela. Hendrik Vaal Neto era o titular do ministério da comunicação social. Marcolino Moco era o Primeiro-Ministro da época.
O cartoonista angolano foi este ano uma das personalidades homenageadas pelo Ministério da Cultura pela sua contribuição ao desenvolvimento desta interessante e contundente forma de comunicar.
Sobre esta homenagem o Angolense publicou na sua edição nº516 um apontamento que retomamos aqui com a devia vénia.
"O Governo angolano, por intermédio do Ministério da Cultura, homenageou o cartoonista Sérgio Piçarra, director da publicação Kissonde, pelo seu contributo na divulgação do cartoon e pelo seu trabalho na área do design gráfico.Numa cerimónia em que foram homenageados outras figuras que merecem destaque na área da literatura infantil, dança tradicional e sociologia, surge com especial interesse o reconhecimento dedicado ao cartoon angolano, conhecido pelo seu humor muitas vezes crítico em relação a alguns sectores do governo e do estado. Alguns analistas consideram este reconhecimento como sendo sinal de alguma maturidade política do governo, e sobretudo como uma vitória do cartoon angolano e dos (poucos) cartoonistas nacionais, aqui representados por Sérgio Piçarra, que se tem revelado um combatente pela causa da liberdade de expressão, por via deste género artistico-jornalistico. Curiosamente, o cartoonista agora homenageado é autor do cartoon que ditou o afastamento de Victor Silva da direcção do Jornal de Angola em 1994. Este facto terá ditado o fim da publicação de cartoons no único diário do país. Recorde-se que o cartoon em Angola teve o seu auge na década de 90 nas páginas do Jornal de Angola que na altura, sob os ventos da abertura democrática e mudança de regime no país, publicava diariamente cartoons apimentados de humor crítico à conjuntura social e política da altura. Temas como a guerra, a corrupção, e toda a ordem de problemas sociais e políticos não escaparam ao lápis de Lito Silva e Sérgio Piçarra, este último criador do personagem Mankiko, que ficou na memória de muitos leitores. Desses cartoons foram publicadas várias colectâneas em livro, sob a égide de conhecidas editoras nacionais, e que se encontram esgotadas há muito no mercado".