sábado, 6 de junho de 2009

A objectividade e a frontalidade do jornalismo em Benguela

Transcrevemos com a devida vénia para esta coluna uma passagem de um expressivo documento(Memorando de Relançamento do Processo de Comunicação Social na Província) dirigido ao Comité Provincial do MPLA de Benguela com cópia ao Governador Provincial que reflecte na medida exacta e dramática o país real que estamos com ele .
O Memorando foi elaborado em Benguela por uma entidade denominada " Rede das Associações Sócio-Profissionais de Jornalistas" com a data de 25 de Fevereiro de 2009.
Esta rede é integrada pelos representantes em Benguela do Comité de Especialidade dos Jornalistas do MPLA (CEJ), Clube de Imprensa de Benguela (CIB) Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), União dos Jornalistas Angolanos (UJA), Associação dos Jornalistas Económicos de Angola (AJECO) e Associação das Mulheres Jornalistas de Angola (AMUJA).
"Nos dias que correm o salário deixou de ser o principal factor de motivação para qualquer profissional ou trabalhador.
A dignidade pessoal, a possibilidade de melhorar a situação profissional, o tratamento humano recebido, a estabilidade no trabalho com um mínimo de segurança, o sentido do trabalho realizado, a participação no grupo de trabalho, a participação na tomada de decisões, a contribuição para o desenvolvimento da empresa, a instituição ou a sociedade, etc., aparecem como determinantes notáveis do comportamento dos Recursos Humanos e do seu nível de eficácia.
Assim queremos recordar a direcção do Partido o importante papel que os jornalistas desempenharam nas eleições legislativas que culminou com a vitória do MPLA.
Contrariamente ao que aconteceu em algumas provincias, em Benguela a classe não viu recompensados os seus esforços.
Para sermos mais claros, nem que não fossem todos, mas gostaríamos que alguns membros da classe fossem agraciados com viaturas e alguns valores monetários que pudessem ajudar em projectos pessoais.
(...)
A provincia de Benguela conta com um universo de Jornalistas com o curso superior concluído com experiência de gestão.
À luz das alterações no quadro da nomenclatura do governo, pensamos que alguns membros da classe estão disponíveis para exercer cargos a nível do governo Provincial e das Administrações Municipais."