sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sócrates e Manuela em Santa Catarina aceleram o passo rumo a São Bento

Foi na principal artéria comercial da cidade do Porto, a via de Santa Catarina, que captámos ontem estas "borbulhantes" imagens referentes às campanhas do PS e do PSD. Hoje, segundo julgo saber, é o último dia da campanha, contando que amanhã sábado se observe o dia de reflexão.
A não ser que aconteça a maior surpresa de todos os tempos da vida política lusa, domingo os portugueses vão escolher ente José Sócrates e Manuela Ferreira Leite quem será o Chefe do Governo lisboeta para os próximos 4 anos.
Quanto a supresas, a esquerda (sem o PS) prepara-se para protagonizar uma delas que as sondagens já anunciam timidamente.
Definitivamente está garantido que não haverá maioria absoluta.
A responsabilidade desta previsão, que já é quase uma certeza, é da nossa exclusiva autoria, pelo que seremos um dos grandes derrotados deste pleito caso se venha a registar uma nova maioria absoluta, seja de quem for.
Sendo eu (até ver) um grande adversário em Angola da maioria absoluta, não poderia desejar uma sorte diferente aos meus amigos portugueses, embora saiba que as coisas por aqui se poderão complicar bastante, caso o PS venha a precisar dos votos mais à esquerda (PCP e BE) para poder formar um executivo com o mínimo de estabilidade.
Do outro lado, as coisas parecem ser mais facéis, caso o PSD venha a necessitar do apoio do CDS-PP para governar.
Neste contexto, Cavaco Silva terá, como é evidente, uma palavra importante a dizer, sendo (mais ou menos) certo que ele deverá viabilizar um governo de direita, caso se venha a registar o equilibrio previsto.
A ver vamos...