quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como exportar catorzinhas...

Não faço campanha contra eles, mas de uma forma geral não gosto dos concursos que "exploram" a beleza física da mulher e muito menos daqueles que procuram fazer o mesmo com a criança-mulher, por razões óbvias.

São estes últimos que mais me preocupam e em relação aos quais tenho mesmo de fazer campanha.
Tais preocupações surgiram-me como resultado da presença entre nós de um tal de "Elite Model Look" que anda por aí à procura das nossas "gazelas morenas" em autênticos safaris organizados um pouco por todo o país.
A minha antipatia aumentou um pouco mais quando soube que uma das condições requeridas é as candidatas possuirem entre os 14 e os 22 anos.
Não haverá aqui qualquer coisa parecida com o surgimento da "pedofilia" na moda?
Se calhar estou a exagerar por isso ainda fiz recurso às aspas, mas pelo que sei as crianças são sempre crianças para todos os efeitos e feitios.
Sem pretender fazer qualquer colagem, não posso ignorar que a promoção do fenómeno ninfeta* já faz parte das "sacanagens" que hoje se fazem às nossas crianças um pouco por todo o mundo.
Em meu entender, não me parece muito aceitável que se mobilizem crianças para uma tal "carreira", tendo em conta o seu grau de exposição física.
Qual é o interesse de exibir em biquini os dotes físicos de uma "ninfeta"?
Depois lembrei-me que tenho uma filha com a idade compreendida dentro da fasquia requerida e comecei a ter pesadelos acordado, imaginando a minha J. a desfilar numa passarelle qualquer de Milão com o Berlusconi presente entre a assistência.
Ainda fiquei mais incomodado...
Despertei sobressaltado e resolvi partilhar este mau sonho com os frequentadores deste morro.
*Ninfeta é um estereótipo de menina adolescente sexualmente hiperdesenvolvida e sedutora. O termo, originado da figura mitológica ninfa, foi popularizado pelo escritor russo-americano Vladimir Nabokov em seu romance Lolita. Neste livro ele descreve as ninfetas como garotas entre 9 e 14 anos, sexualmente atraentes - dizendo que estes são os extremos das idades. Ou seja, 9 anos quase muito nova, e 14 anos quase muito velha, para os padrões que ele criou de uma ninfeta.
Devido ao livro, a palavra lolita pode ser também considerada como sinônimo, uma vez que se origina de Dolores, o nome da ninfeta pela qual no livro o personagem tem imensa adoração.
In Wkipédia
================================================================
Participe do debate no Facebook em
http://www.facebook.com/profile.php?id=1670467054#!/notes/reginaldo-silva/n%C3%A3o-gosto-nada-deste-concurso-em-permanente-actualiza%C3%A7%C3%A3o/10150191824175940
=================================================================