sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cacimbo angolano aquece debate no morro (1)

Mesmo nas democracias mais consolidadas há repressão das manifestações e dos manifestantes. O problema não é esse.
O governo tem de entender que por si só a repressão não é solução para os problemas que estes jovens estão a levantar. A solução é abrir canais de diálogo fora dos esquemas habituais e começar efectivamente a conversar à margem das agendas do poder. A solução é evitar que estes jovens cheguem a conclusão que já não têm nada a perder.

A solução é convencê-los, é fazê-los acreditar, para além dos milhões que se gastam na televisão com a propaganda/marketing que Angola é um país de futuro para todos...
Eu acredito que ainda é possível...
 
===============================
Anónimo disse...
Estamos num país atipico e a nossa imprensa estatal sem vergonha continua a fazer manchete com a noticia dos MANIFESTANTES. Se temos direito a manifestação pq tanto alarido, não se esqueçam que as revoluções começam assim e o final e sempre a favor dos manifestantes. E depois veremos estes graxas que final terão.
8 de Setembro de 2011 10:22
==================================
António José disse...
António José, Estudante do curso de Direito, na Universidade Metodista, também sou um dos Cacimbados, e o nosso real objectivo é que se efectuem mudanças profundas no estilo de Governação, nota-se que, a clarividência, a divindade que é atribuida ao actual PR, pelos bajuladores, esfumou-se. O homem esta esgotado, o poder tornou-lhe cego aos reais problemas que a população vive. De reparar que, todas as promessas que este senhor até agora fez, nenhuma delas cumpriu. Prometeu que as casas do Kilamba não custariam mais do que $60.000,00, hojé todos sabemos que a casa mais barata custa $ 125.000,00, prometeu um milhão de empregos aos Angolanos, até hoje deste numero avançado por ele, não sabemos as quantas andamos, recentemente ocorreram cheias na província do Cunene, milhares de pessoas ficaram sem os seus haveres, e algumas até perderam a vida, houve a epidimia do Marburg, na província do Uíge, não lembro-me o PR dirigir-se a nação com uma palavra de reconforto, de coragem as vitimas, houve a situação dos desmaios, o comportamento do Soba foi o mesmo, de puro cinismo, como se não vivesse em Angola. São estas atitudes e tantas outras porcarias que este Senhor têm feito que origina a nossa repulsa na qualidade de jovens. Um outro dado importante, Angola é o terceiro maior produtor de petróleo em África e com perespectiva daqui à 5 anos vir a ser o maior de África. Olhem para o nosso IDH, é extremamente baixo. Alguns dirão que estas manifestações não vão resolver absolutamente nada, enganam-se, é verdade que ainda existe o espectro do medo em muita gente, se não começar-mos a dizer agora, basta, esta cena nunca vai mudar, vamos continuar a assistir filhos de papai a comprar aviões de $9.000.000,00, canais de televisão a serem oferecidos a putos mimados e um dia vamos acordar, a Sonangol é propriedade da Isabel dos Santos, se não travar-mos essa cena, isto um dia haverá de acontecer. Por isso ao invês de criticarem-nos, aconselho-os a pararem, e reflictam em torno desta questão. Este país esta realmente a ser governado para a realização dos interesses dos Angoalnos? Agora para terminar, não concordo com ANÓMIMO, em relação a atipicidade, não é o país que é atipico mas sim, a nossa policia, o PR, Os Bentos, O bicho Falcão, este então é atipicissimo.
8 de Setembro de 2011 14:49
=============================
Anónimo disse...
António José, entende-se perfeitamente a sua (nossa) indignacao. Realmente não se entende o cinismo do chefe de Estado e Presidente do MPLA para com muitos assuntos que sufocam os angolanos. Como Chefe de Estado ele deixa sempre tudo nas mãos de terceiros (Feijós e cia) quando o assunto é comunicar-se com os angolanos. Como Presidente do MPLA, meu Partido, ele deixa sempre tudo nas mãos dos seus inferiores hierarquicos (Falcoes e cia) quando o assunto é comunicar com os angolanos. Quando o assunto é lancar a primeira pedra ou inaugurar supostas grandes realizacoes sim não deixa margem de manobra para ninguém e aquele que têm a sorte de fazer parte da festa têm que atribuir-lhe todo mérito se não já eram. Resultado faz promessas sem saber exactamente a qué velocidade andam os seus executores e acaba ele saindo-se como o falso prometedor. A luta contra a corrupcao que tanto propala cai sempre em saco roto, porque os seus executores não estão nem aí. E assim fica muito difícil. Mas meus jovens exercam o vosso direito com muita inteligência. Não deiam pretextos para a não realizacao das próximas eleicoes porque aí reside o verdadeiro barómetro.
9 de Setembro de 2011 09:32
=================================
Anónimo disse...
NIURA
Caro WD e digníssimos compatriotas
1. Ontém a Polícia de Ordem Pública renunciou as orientações superiores pra repremir os cidadãos que acorreram ao tribunal em solidariedade para com os nossos "manif's" em juízo. Disseram que a renúncia foi por fome (não haviam matabichado, nem almoçado);
2. Os mandantes das famigeradas "ordens superiores" recorreram então à PIR (ninjas) que acabaram por deter + jovens cidadãos e alguns jornalistas, só pra dar + raiva;
Resumindo e concluindo, começam a surgir evidências de verosimilhanças com a atitude das forças da ordem na Tunísia, Egipto e Líbia ante às manifestações da Primavera Árabe (se bem se lembram, nestes países inicialmente a Polícia saiu em defesa do regime e posteriormente ou partiram pra inacção ou passaram-se pra o lado dos manifestantes).
PS: Gostei da entrada de António José e por isso mando um beijo especial pra ele. Pra sintetizar a tua apreciação sobre o nosso PR eu digo que JES é elitista e sente-se a uns centímetros acima da superfície do solo, tanto que passou a ser superficial com o risco de se tornar artificial ou virtual, ou tudo isso junto, porque em si já não há nada de real.
9 de Setembro de 2011 09:41