sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A mandar "recados" também nos entendemos...

Bento Bento (BB), pessoa com quem tenho um relacionamento pessoal muito cordial que remonta aos tempos da CUCA, quando ele era delegado do governo naquela cervejeira, enviou-me ontem um "recado" a partir da Cidadela, dizendo-me que eu só mando "recados" para o MPLA/Governo.

BB disse, nomeadamente, que eu deveria ouvir a Rádio Despertar para saber como é que a oposição se comporta.
Efectivamente neste pormenor BB está muito certo, pela simples razão que eu, de facto, não tenho o hábito de ouvir aquela estação emissora, como não tenho igualmente o hábito de escutar a Rádio Mais.
Seguindo o "recado" de BB vou a partir de agora fazer um esforço para ouvir mais a Rádio Despertar. Obrigado pelo "recado".
================
JCRC disse...
Meu caro,
O MPLA está perigosamente a comprar uma briga contra o povo, temo, aliás, tenho um feeling que esta atitude vai ter custos políticos para o MPLA.
1. Essa coisa de locais próprios para manifestação não é "made in China"? Será que já temos consultores chinocas a esse nível?
2. O Sr Bento Bento insiste num discurso bélico enquanto acusa a oposição de ser belicista expondo imaturidade política e falta de espírito democrático.
3. O MPLA poderia ouvir o povo e agir positivamente em vez de ter esta reacção musculada. O MPLA pensa que não existe televisão por satélite em Angola, que os angolanos só se informam no Jornal de Angola de José Ribeiro e a sua busca pela "nobelização" do Presidente JES, que todos jovens são da JOTA, que todos acham que o poeta Agostinho Neto é da mesma liga que, por exemplo, Fernando Pessoa ou Alda Lara, que o "Cda Presidente" é um herói para todos nós, que a corrupção é invenção dos invejosos...
4. Os jovens em Portugal, Itália, Espanha têm razões para protestar contra governação dos seus países e os angolanos não conseguem encontrar razões para tal? Santa prepotência. As pessoas não acreditam nas instituições, olhem para os criminosos do "caso BNA" a passearem a sua banga enquanto que os manifestantes foram julgados sumariamente...
5. É triste ver os líderes do MPLA, otrora "nobres libertadores" hoje "competentes opressores". Parece que nunca leram "Animal Farm" ("O triunfo dos porcos") de George Orwell que foi escrito nos anos 1940 (acho) mas é a biografia do MPLA...
6. Bento Bento diz que 32 anos na oposição é muito mas acha que 32 anos de JES não é... enfim, santa incoerência.
WD, desculpe o comentário longo. Abraço.
JCRC
======================
16 de Setembro de 2011 12:48
Kady Mixinge disse...
Triste!
======================
16 de Setembro de 2011 14:49
Anónimo disse...
NIURA
Caros compatriotas WD e JCRC,
1. O processo de caça às bruxas começou nas vésperas da 1ª manifestação de 7 de Março. Naltura BB resolveu realizar uma "contra" que até foi antes da anunciada por um tal de ARMS (entendem não é) e acusou algumas centrais de Inteligência do ocidente de tentarem trazer pra Angola "a confusão do Norte de África". Pelos vistos houve uma evolução e agora já se trata de uma "conjura" lidera pela UNITA e seguida pelo BD, PP e POC's...
2. Sobre a existência de consultores chinocas do Partido Comunista, corroboro com a tua inquietação JCRC e começo a ver que se trata de um facto. Na China também existe multipartidarismo, mas sem oposição (parece estranho, mas não é). Os demais partidos são satélites do Partido Comunista...
3. Aí reside o perigo da prematura democracia angolana. O M já tem a ND como satélite, tenta acabar com a FNLA à todo custo, reduziu a UNITA à 16 deputados na AN em 2008 (2 partidos históricos), amadurece o namoro com o PRS pra elevá-lo à satélite igualmente...
4. Em suma, pra 2012 está prevista uma redução ainda + acentuada dos assentos da UNITA na AN, BD e PP não atingirão os mínimos exigidos pra existirem no cenário político nacional, pra FNLA já foi aberto + 1 capítulo no prenúncio da sua morte...
5. Solução: a onda de contestação tem de ser banida de qualquer jeito porque põe em risco todo plano orquestrado pelo M e seus consultores brazucas, chinocas e sabe-se lá + quem.
WD, não me vou desculpar pela extensão do comentário à exemplo do JCRC, mas mando um beijão pra voces, desejando um bom final de semana.
=========================
16 de Setembro de 2011 14:51
Anónimo disse...
Bento Bento está raivoso, quer morder os angolanos e Kikoka ya Kanga dizia: não tenho medo dos seus caninos. BB disse e mal, que eles eram milhões e como milhões ninguém combate!
Afinal se referia somos milhões "eles os do MPLA como um todo" ou incluía os plebeus (Povo)? como dizia o Saudoso Presidente Neto, no contexto de mobilização geral para fazer face as agressões externas, já que o mundo estava politica e ideologicamente dividido em dois blocos?
Do que é que o MPLA tem medo? Será que tem medo das manifestações dos destemidos jovens que não se revêem no MPLA? Não, eu pessoalmente não acredito.
O MPLA tem medo de si mesmo, porque entrou num beco sem saída, ao aprovar e defender na última hora e apressadamente sem analisar as consequências, a inclusão na Constituição a cláusula da boleia do JES como cabeça de lista numa eleição legislativa atípica como candidato também atípico ao cargo de Presidente da República, não considerando o factor tempo que para todos os efeitos já não estava a favor do ditador.
Com os 32 sobre a sua cabeça não estava a seu favor naquela altura e muito menos agora que ele é o ditador mor no escalão planetário.
Como ninguém dentro do séquito tem coragem de lhe enfrentar para democratizar o partido, propondo-lhe mudanças, porque vontade não falta à aqueles cobardolas, vêm cá para fora a ganir como lobos contra todo um Povo, que tem como único pecado o desejo de não querer ser mais oprimido, ameaçando-o com prisões, torturas e guerras, já que os angolanos têm medo do espectro da guerra.
Ora vejam lá! Um gajo pançudo, cheio de mordomias à custa de todos aqueles desgraçados míopes levados a força para a Cidadela, a dizer para os angolanos que não iriam tolerar.
Quem não vai tolerar mais abusos é o Povo de Angola que está cansado de tanta patranheira. Vamos vos derrubar a bem ou a mal.
================
16 de Setembro de 2011 15:05
Anónimo disse...
Quem não deve não teme,somos mtos contra a forma como o JESMPLA gere o PAIS, só que nem todos ainda temos a coragem de enfrentar o regime mas o dia esta a chegar e prova disso é ver pessoas do regime contra o mesmo, lutaram todos pela libertação do pais e a luta pela paz mais hoje apenas 5% se beneficia das riquezas do pais.O dia esta a chegar ate o KADAF que dizia que era dono de AFRICA hoje já não existe como lider e seu paradeiro ainda por se descobrir.
=====================
16 de Setembro de 2011 15:17
Anónimo disse...
Acredito que os fobados, os que vivem nas tendas os sem meios de transporte, os sem moradias, os que têm uma refeição por dia,os que não têm emprego são eles que iram a marcha.Porque os do TALATONA, os ministros, os deputadados, estes apenas vão lá para falar e quando acabarem de falar cada um para o seu buraco e não muda nada, e acredito que ali havera uma MARATONA de CERVEJAS para aqueles que basta beber dizem que o pais ta CUIAR.
====================
16 de Setembro de 2011 15:25
Henderson disse...
O mpla devia fazer um teste academico pra todos que falam em seu nome,é um conselho amigo .BB ja nao esta em altura dos ventos actuais ,deve ir a faculdade...o Mpla ta se afundar por culpa dos seus lideres.tao muito nervosos...ja nao têm argumentos e vao para o jogo sujo,insulto.....
==================
16 de Setembro de 2011 15:38
Anónimo disse...
Sem dúvidas a situaçao esta a ganhar proporçoes elevadissimas de complicaçao e confunsâo em Angola. Tudo isto porque O MPLA, nao quer aceitar a convivencia pacifica dos angolanos.
1.- Em decidir de forma livre e justa em democracia a questao da alternancia de poder.( Eles nao se imaginam nunca na oposiçao), como nunca aceitaram e conceberam que angola no primordio da independencia fosse governada por outros angolanos que nao fossem de ideologia comunista.
2.-O MPLA quer apoderar-se para si tudo que implica o conceito de angolanidade:( Historia, cultura, governo, economia de angola, recursos naturais, beleza de angola,etc,etc,etc).TUDO.
3.- PENSAM, cegamente que é VERDADE EM ANGOLA, E A VERDADE EM ANGOLA É MARCA MPLA. Eles sabem que isto é asim.AGora: A trafulha em nome de guerras, etc, lhes interessa. TEMOS QUE SER INTELIGENTES MEUS IRMAOS. Proponho o SIGUINTE:" MEMORANDO DE ENTENDIMENTO DA PAZ POLITICA, ECONÓMICA E SOCIAL EM ANGOLA): Sería um instrumento muito útil de concertaçao economica E SOCIAL onde num foro com particiapaçao de toda a sociedade Civil E PARTIDOS POLITICOS se discutem todos os aspectos que estao na base dos descontentamentos de uns e de outros. Sería um Instrumento de Pacificaçao dos espiritos e da unidade nacional.Pensemos, nos angolanos de ontem, nos de hoje e nos de amanhâ) VIVA ANGOLA.
A.Lopes
==============
16 de Setembro de 2011 15:50
Claudio Silva disse...
Com mais esta intervenção infeliz e altamente irresponsável do Bento Bento, a máscara do MPLA come¬ça a caír. Congregar a população na Cidadela e daí proferir graves acusaçãoes, sem apresentar qualquer prova, contra membros conhecidos da sociedade angolana, e incitar a caça as bruxas e à ‘vigilância’, está a anos luz da ‘reconciliação nacional’ e a busca de consenso. E aos poucos revela a real dimensão do medo/temor/falta de controle que o MPLA demonstra quando é realmente confrontado:
1) No mesmo dia em que o Bento Bento anuncia a sua marcha, a ter lugar no mesmo dia que a manifestação anunciada pelos estudantes, e a terminar no mesmo local (!) por estes escolhidos, o GPL anuncia que manifs agora é só no campo do Katinton e parecidos. Em que ficamos? Não houve consulta entre os dois orgãos? Borrada número 1.
2) Ainda nesta da marcha do dia 24, para além de mostrar uma mentalidade do tipo ‘monkey see, monkey do’, o Bento Bento demonstra também uma enorme irresponsabilidade. O que menos se precisa neste momento é que estes dois grupos se encontrem. Sentido de Estado? Aonde? Com 82% do voto, com todo o aparato de um estado que o EME controla, ainda precisa de se submeter a um concurso de popularidade contra 100-200 estudantes? Borrada número 2.
3) A estratégia do MPLA até agora tem sido a diabolização dos manifestantes e a ligação manif=guerra. Mas, o discurso mais belicista até agora tem sido este do Bento Bento. É difícil acusar jovens de tentar incitar à guerra quando estes estão totalmente desarmados (a não ser por pedrinhas...hehehe), quando o partido da situação controla o arsenal de toda uma nação. Borrada número 3.
4) Há dias o Beto Kangama apareceu no Telejornal da TPA para dizer que alguns jovens manifs foram à sua procura pedir dinheiro. Ontém começou a rolar tanto na Rádio Despertar, como na internet a gravação de uma conversa telefónica entre o Beto Kangamba e um dos organizadores/participantes da manifestação, com o primeiro a aparentar oferecer ao jovem uma segunda opção (leia-se tentativa de corrupção). Entre os ‘choice quotes’ do Beto Kangamba está admissão que ele pode falar com o juíz para converter a pena em líquido, que se dependesse dele os jovens nem sequer tinham saído dos seus respectivos bairros até ao Primeiro de Maio, e que tanto ele como o Riquinho pagam jóvens para ‘fazer confusão’. E o jovem, este, dá uma verdadeira aula de democracia ao ‘Empresário da Juventude’. Borrada número 4. E outras virão...
===========
16 de Setembro de 2011 16:02
António José disse...
Ouvi na integra o discurso do Sr. Bento Bento, daquela boca só saiu porcaria, o MPLA merece coisa melhor, o tipo de discurso proferido já não se adapta aos dias de hoje, penso ser necessário alguém dentro do MPLA, quiçá, o Sr. Norberto Garcia, dar umas aulas ao Sr. Bento Bento, de ciências politicas e Direito Constitucional , é que o homem demonstrou não entender patavina nenhuma sobre o conceito Democracia, no seu entender democracia significa apenas votar. Acabei de ouvir a instantes, o áudio no qual o cunhado, epah, é cunhado ou genro do PR, tanto faz, o tal de empresário da juventude, Bento Cangamba, onde este de viva voz assume que têm pago jovens para infiltrarem-se nas nossas manifestações. Este áudio é uma confissão, é prova suficiente para se intentar uma acção judicial contra o Sr. Bento Cangamba, por aliciamento e incitamento a violência, este áudio também vem provar quem são os reais arruaceiros, quem pretende criar o caos bem como destabilizar o país, fica provado que não somos nós os jovens. Aconselho a todos os militantes do MPLA a ouvirem este vídeo, analisem-no friamente e sem paixões, e posteriormente façam uma reflexão interna. Que país queremos?
=====================
16 de Setembro de 2011 18:0
Anónimo disse...
Akssana
Caríssimo WD e demais internautas aqui do morro.
Antes de fazer qualquer consideração, quero felicitá-los pelos vossos contributos aqui neste morro. Indo directamente ao assunto, constactei:
1.- O Cda BB, comportou-se muito mal e de certeza está muito mal na foto. Apresentou insegurança, medo, falta de inteligência e acima de tudo muita imaturidade social e política.
2.- O Cda BB, em vez de atacar as ideias dos manifs e outros, ataca pessoas que pensam diferente e não comungam com os seus ideias nem do seu M.
3. - No meio deste medo todo, parece-me que BB, está ser acossado pelos pr´prios militantes que reclamam o seguinte: Água, luz, melhores condições de vida. O Cda PR, fez uma promessa pública qto as casas do kilamba que custariam USD.60.000 e ninguém diz nada. Alás, o chefe esta sempre certo o povo é que é ignorante.
4. - Por último, o que me choca como mulher esposa e mãe é o silêncio dos bons, aqueles cdas que um dia ousaram em desafiar o colono.
Obs: Bom fim de semana e viva as mulheres.
=================