sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MPLA coloca o país em "estado de sítio"

Estava a espera de uma reacção bastante musculada por parte do MPLA aos acontecimentos do 3 de Setembro, mas esta que acaba de ser dada por Bento Bento ultrapassou todas as minhas expectativas mais negativas, numa altura em que ainda não são visíveis as suas consequências práticas e institucionais.
Tal como a oposição tem feito antecipando cenários desfavoráveis, do tipo fraude eleitoral em preparação, para colocar o Governo numa situação de pressão e para mobilizar a opinião pública a seu favor, desta feita coube ao MPLA utilizar o mesmo recurso.
O problema é que o MPLA é o Estado e um Estado não tem o mesmo espaço de manobra da oposição perante os olhos da opinião pública nacional e internacional, particularmente em relação a esta última, numa altura em que, adivinho, todas as chancelarias estarão hoje a gerir com os seus governos a suposta ameaça que pesa sobre o nosso país, de acordo com a denuncia que acaba de ser feita.
De facto e diante da gravidade das acusações formuladas ontem por BB, o MPLA está agora perante um dilema relacionado com a sua actuação para além do debate político-partidário e da troca de galhardetes com a oposição.
Para além de ser Governo, o MPLA tem no parlamento todas as condições e mais algumas para agir rapidamente em conformidade com as ameaças que diz pesarem sobre a segurança nacional e a integridade do Estado.
Se as informações que lhe foram confidenciadas pela Inteligência fazem sentido e não se enquadram em nenhuma jogada de antecipação política, o MPLA vai agora enfrentar o desafio da coerência e da credibilidade.
Do meu ponto de vista e enquanto não me convencerem do contrário, continuo a pensar que o comício de ontem dirigido por  BB foi apenas mais uma etapa que vem "enriquecer"o confronto/debate entre o MPLA e a Oposição, embora desta vez alimente outros receios relacionados com o estado das liberdades fundamentais dos cidadãos na sequência do clima de delação/caça às bruxas que está a ser instigado por BB e "sus muchachos".
Não me parece ser muito responsável conduzir o país por esta ladeira, apenas porque houve uma manifestação de jovens em Luanda que descambou em incidentes com a polícia.
Tudo o resto é para já matéria que me escapa, não tendo, obviamente, os pronunciamentos feitos ontem por BB no acto encenado na Cidadela, contribuído em nada para o meu esclarecimento enquanto jornalista e cidadão.
Já vi recentemente actos parecidos com este, como foi, nomeadamente, o caso da sindicância instaurada a FGMiala, para depois o mesmo ser condenado por indisciplina militar.