segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Debate sobre a maka da UNITA (novo)

A publicação deste cartoon suscitou uma acalorada troca de galhardetes entre a nossa "conhecida" Niura e um dos nossos anómimos visitantes, que pelos vistos não vai com a cara do "Mano Abel".
Tendo em conta o interesse da disputa aqui ficam em destaque as posições assumidas pelos dois "gladiadores"
"Seria bom que a Núria perguntasse um dia ao Chivukuvuku quais foram as bases do acordo que teve com Samakuva, porque até agora nunca provou que exista, incluindo aos membros da direcção do partido que diz pertencer quando confrontado sobre isso. Tomara que o faça agora que vai apresentar uma surpresa ao país! lembraste do que ele disse ao embaixador americano, transmitido pelo wikilikeaks? Achas certo um cidadão conspirar os seus confrades, coisas que não consegue fazê-lo internamente? Diz que vai assumir o seu desiderato nem que parta a UNITA? Esse o presidente que pretendes para Angola, que estando a situação no país tão tensa assemelha-se a uma avestruz. Um dia também pensei como você, que Abel era, emfim, um bom candidato para a UNITA e posteriormente o país. Pergunta-lhe um dia porque foi afastado do cargo de secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais? Sabias que pouco tempo depois da vitória de Samakuva ele já andava a fazer um levantamento no interior para ver se tinha Mais... ou não aceitação para concorrer no congresso seguinte. Isso chama-se traição, por isso perdeu de forma copiosa, por não ter concluido o mandato que lhe permitiria questionar o reinado de Samakuva. Se ele é parte do problema, porque esteve a sabotar, como pode ser o salvador um dia. Quanto à CAP, se ele também embarcou na mesma aventura que os dirigentes do MPLA, então não é mesmo flor que se cheire. É só ter a chave do cofre que vai se lambuzar com os dólares. Penso que devemos encontrar outras pessoas no seio da própria UNITA ou do MPLA que possam liderar uma verdadeira corrente para sacudirmos a escumalha que nos empobrece a cada dia que passa. De qualquer modo, respeito os seus pontos de vista. Abraço, Anónimo, por questões evidentes.
Por Anónimo em (Mensagem sem título) às 15:24
=======================================
NIURA
Caro WD, Esta réplica vem a propósito da defesa feita pelo caríssimo "Anónimo" à tese segundo a qual Abel é o principal da situação vivida pela UNITA... Não estou a fazer a defesa "da minha dama", primeiro porque a dama aqui sou eu, segundo porque jamais escondi a minha simpatia pelo partido da situação (enfatizo, do partido e não dos seus actuais responsáveis)... A minha opinião sobre o carisma de Abel justifica-se mesmo por isso, porque um líder emerge, não é imposto. E me parece que algumas pessoas têm memória curta ou então tendem a fazer uma campanha de desgaste da imagem de Abel... Na 1ª eleição pra presidente da UNITA logo após à morte de JS, Samakuva e Abel uniram-se contra o Gato e venceram. Ficou acertado que Samakuva cumpriria apenas um mandato e de seguida deixaria o caminho aberto pra que Abel concorresse ao cargo, mas Samakuva ignorou o compromisso e a partir daí começou o "kizango"... Abel sentiu-se no direito de disputar com o antigo companheiro e só não Mais... venceu por artifícios que, penso, alguns conhecem. E esses artifícios são os mesmos que, a todo custo, usam pra impedí-lo e só não vê quem não quer... O + estranho é que o JES e, por arrasto, o M acabam por ser os grandes beneficiados e apesar da minha simpatia pelo M, o amor que sinto pela democracia é maior que a simpatia que nutro por este partido, por isso não tenho receio em apresentar a minha opinião sobre Abel, porque acima de tudo, sou amante da democracia... E ainda ninguém parou pra pensar que tanto JES/M quanto Samakuva/UNITA, colocam no mercado político pessoas que se unidas podem fazer muita "mossa": Já imaginaram um partido integrado por Abel, Miala, Gato e Moco, só pra citar estes!?!
PS: Caro "Anónimo", prefiro não comentar aspectos que têm a ver com a vida pessoal e/ou familiar de Abel, pra esse tipo de ataques temos que ter nome e rosto pra dar lugar ao direito de resposta por parte do atacado. Quanto ao empréstimo que Abel conseguiu e não pagou à CAP até hoje, digo-lhe que a própria CAP foi criado pra este fim, isto é, enriquecer alguns deputados (do M e não só) porque eles perdiam e perdem em relação aos membros do Executivo e esse expediente foi criado pelo M, naltura com França Van-dúnen como PM. Lembra-se!?
==================================
"Rio-me sempre daqueles que acham que Chivukuvuku é um bom partido para a UNITA ou mesmo para o país. Acham que alguém que não consegue tomar conta da própria família conseguira tomar conta dos angolanos? Não acham que se fosse uma verdadeira flor teria vencido Isaías Samakuva na liderança da UNITA ou esqueceram-se que o próprio Savimbi dissera que não sabia se que o homem era peixe ou carne. Deveu dinheiro ao CAP e como outros não pagou, tem prédios em Luanda. Como conseguiu estes imóveis. Vamos ser mais claros, o erro dele foi ter-se candidatado contra Samakuva, que não iria a um terceiro mandato se ele não cometesse essa asneira quando já era o delfim. O Aguiar dos Santos tem razão, porque o Abel é o principal culpado da situação que se vive hoje na UNITA. Tinha tudo na mão, mas a pressa fez com ele começe cru.
Por Anónimo em (Mensagem sem título) em 02-11-2011
======================================
NIURA
Caro WD, Samakuva finge propositadamente o combinado (mau cavalheiro, nem parece diplomata) e insiste em fazer o jogo do adversário directo, até parece estar de "conluio". Não concordo com aqueles, como Aguiar dos Santos, que acham que Chivukuvuku" tem de esperar pela sua vez". A vez do mesmo é esta e será uma total ingenuidade se adiá-la, porquanto o mercado político carece de líderes carismáticos e ele tem de sobra e ainda que não vença dessa, certamente abrirá caminho pra 2017. Espero que Abel não defraude aqueles que acreditam no seu discurso e nas suas intenções de resolver Angola (e não são poucos)...