sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Foi-se o Edgar Pacheco! (actualizado)

Morreu esta madrugada em Lisboa o Edgar Pacheco a caminho dos 61 anos de idade que completaria na próxima terça-feira, dia 18 de Outubro.
A terrível doença que o devastou não lhe permitiu continuar por mais tempo em nossa companhia, como era seu desejo.
Era angolano de Moçamedes, era engenheiro electrotécnico de formação (formado em Angola/68), era meu grande amigo.
Pelos vistos vai continuar a sê-lo para sempre na memória que me acompanha de todos os momentos que partilhamos juntos, o mais dificil dos quais foi sem dúvidas o último encontro mantido em sua casa em Lisboa no inicio deste Setembro, quando já se encontrava moribundo e a agonizar, mas sempre com disponibilidade para dizer uma piada e para me chamar de feiticeiro. Foste tu o culpado disto, disse-me quando me viu pela última vez em sua casa.
Era um homem de verdade e com a verdade na boca, particularmente na frontalidade com que dizia e brincava com as coisas mais sérias, como já existem poucos no nosso país e além fronteiras, numa altura em que o significado das palavras está a perder o valor de uso, começando pela famosa palavra de honra.
O Edgar Pacheco tem o seu nome indelevelmente ligado aos primeiros passos que se deram no pós-independência ao nível reorganização do sector da energia electrica do país, tendo coordenado a estrutura que então foi montada para o efeito.
Preso no 27 de Maio de 1977, acusado não se sabe bem de quê, o Edgar Pacheco foi apenas mais um, entre os milhares de angolanos, que a "competente" DISA conseguiu prender. Esteve mais de um ano no São Paulo a purgar.
Devolvido à liberdade em 78, no dia em que fazia anos, o Edgar foi desterrado depois para Benguela, com residência fixa na cidade do Lobito, onde trabalhou por algum tempo para as as barragens hidroeléctricas localizadas naquela região.
A sua trajectória profissional continuou depois em Portugal para onde foi viver com uma passagem pela EDP e por Sines onde chegou a ser o responsável máximo pelo terminal petrolífero de Sines.
O último jantar em Lisboa (2007). Todos ex-presos da DISA
O Edgar trabalhou ainda como consultor das Nações Unidas tendo estado alguns anos em Timor-Leste.

PS-Edifox Rui Lopes (Macau)
O Edgar foi a seguir à independencia o Director Nacional da Reestruturação do sector de Eletricidade. Era portanto um alto funcionário do então Ministério da Industria na altura titulado pelo Eng. Tutu. Foi um dos muitos quadros objecto da purga que decapitou o referido Ministério depois do 27 de Maio.Lembro-me entre outros que juntamente com ele foram presos o Edgar Vales, O Luis Ribeiro, todos os responsáveis da Industria açucareira incluindo o Emilio Mateus, Eng. Caetano e o Batista. De uma maneira geral todos se foram para Portugal onde acabaram por exibir a sua competencia. e capacidade. Agora é hora de partida. Foi uma honra ser amigo do Edgar.