quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Crime sem castigo, quatro anos depois...

António Jaime que hoje teria 43 anos de idade foi brutalmente assassinado por um esquadrão da morte a 24 de Novembro de 2007 em Luanda, minutos depois de ter deixado em minha companhia a discoteca Mayombe, antes de nos separarmos definitivamente rumo às nossas viaturas, com as quais seguimos por caminhos diametralmente opostos.
Aconteceu numa madrugada de sábado à vista de várias pessoas que àquela hora já estavam despertas nas imediações da cadeia de São Paulo.
Os assassinos não tiveram problema nenhum em fazer o “trabalho” sem qualquer tipo de disfarce.
António Jaime era meu amigo de verdade e com ele partilhei os últimos momentos da sua vida, antes do esquadrão da morte o ter executado, a mando de alguém, pois não acredito que os executantes tivessem qualquer tipo de relação mais pessoal com o malogrado.
Angola também já é um país conhecido por crimes que, inexplicavelmente, ficam sem esclarecimento.
Mais grave do que isso Angola é um país onde por vezes quem mais se deveria esforçar para o esclarecimento desses crimes, são exactamente as pessoas que mais desencorajam os familiares e os amigos a procurarem justiça, algumas vezes com ameaças veladas, do tipo, “tem cuidado que esses gajos são maus e ainda podem vir atrás de ti se continuas a falar do Jaime”.