terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sinistralidade: Onde começa e acaba a responsabilidade do Governo

Raramente oiço as autoridades referirem-se com alguma profundidade e abrangência ao estado das estradas (pavimento/iluminação/sinalização/ passagem de peões) como sendo uma das causas do aumento da sinistralidade em Luanda/Angola.
Estou convencido que o aparente melhoramento das chamadas vias estruturantes em Luanda em muito tem contribuído para o "estamos sempre a subir" neste sector.
É aparente, porque são vias que de facto não respeitam os padrões mínimos de segurança internacionalmente recomendados para a sua construção, com destaque para a falta de iluminação nocturna e o número de passagens para peões.
Noutras paragens deste planeta o Governo angolano seria imediatamente processado por "oferecer" ao público infraestruturas rodoviárias tão deficientes, tão perigosas e...tão caras.
Não é possível que a estrada de Catete só tenha uma passagem para peões entre o largo da Unidade Operativa (depois do Jumbo) e a Shoprite.
Do ponto de vista da iluminação nocturna, esta estrada é um verdadeiro crime contra o interesse público, cujas responsabilidades só podem ser assacadas ao Executivo.
Há pois, em termos estatísticos, que identificar melhor as causas da sinistralidade rodoviária em Luanda.

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Debate(facebook/http://www.facebook.com/profile.php?id=1670467054)
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Fernando Oliveira 
A grande questão é que ninguém se preocupa realmente com o factor humano,as obras são apenas concebidas para mostrar grandeza e não para servir as pessoas,as estradas são na sua maioria pouco funcionais na óptica do peão,a prevenção não é nenhuma e ninguém parece preocupar-se realmente com o fenómeno da sinistralidade...


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Artur Graça Cussendala RS, dizes que «Noutras paragens deste planeta o Governo angolano seria imediatamente processado» e eu lhe pergunto porque cargas d'água ninguém se atreve a processar o estado? Vc falou da estrada de Catete, eu vou falar da via expressa, onde já se viu passadeiras de peões em vias rápidas é no mínimo um suicídio.


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Emanuel Catumbela São intervenientes importantes da sinistra idade rodoviária em Angola: 1- estradas, sem iluminação, esburacadas, com promiscuidade entre os peões e automóveis. 2- automóveis, sem as avaliações periódicas, 3- os motoristas, embriagados, deficiente formação, 4- a policia, sem fiscalização adequada com equipamentos adequados, radar e alcoolimetro, só para dar um exemplo. 5- peões, atravessam a estrada em qualquer lugar e a qualquer momento...


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Alcides Cabral Bela reflexão Reginaldo, é importante que alguém de direito assuma estas responsabilidades por formas a melhorar os serviços.
Não apenas no que concerne às estradas, é preciso aceitar as falhas, errar é humano, melhorar é divino!
Noto que nós, angolanos, temos muita dificuldade em assumir os nossos erros e os nossos fracassos, é uma questão social que começa nas escolas...


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Lazaro Bula Grande assunto, a semana passada fequentei muito a zona do Morro Bento e vi mais de tres atropelamentos que resultaram em mortes. O melhoramento da via e a ma educacao dos peoes, casada com a falta de passadeiras aereas sao as principais causas....


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