quinta-feira, 1 de março de 2012

Quando o Tarzan é "convocado"...

  • Sinceramente, não encontrei melhor forma para ilustrar a parte mais "selvagem" da intervenção feita esta quarta-feira no parlamento pelo chefe da bancada parlamentar do maioritário. 
    Enquanto Tarzan não chega, o que é facto é que o processo está a caminhar para uma direcção que não é, certamente, a mais recomendável, tendo em conta os prazos que a Constituição prescreve para a realização das eleições. 
    No seminário promovido esta semana pelo Tribunal Constitucional, o seu Presidente, Dr. Rui Ferreira, disse que as eleições podem ser já convocadas nas próximas semanas. 
    O impasse está-se a consolidar, tendo o MPLA emitido esta quarta-feira sinais (quase) definitivos de que o processo preparatório das eleições vai prosseguir "normalmente" com ou sem a presença da UNITA e dos seus aliados, a denominada "oposição radical", que no limite pode ir até a convocação e realização das eleições com o mesmo cenário actual. 
    O braço de ferro é um facto. 
    A Oposição, depois do que aconteceu no Parlamento, vai ter de reagir imediatamente, pois o país precisa de saber como é que vai caminhar daqui para frente. 
    Como sempre em situações deste tipo, alguém de fora tem de ajudar, pois muito dificilmente os protagonistas conseguirão ultrapassar as divergências ou aproximar pontos de vista. 
    Para ajudar nesta abordagem todos são bem-vindos, menos o Tarzan, devido ao conhecimento rudimentar que possui da língua dos humanos, entenda-se, angolanos...

    ====================
    Debate (facebook)
    ====================
    Clauder Fragoso Fragoso Será que as eleições interessam ao partido no poder?

    Clauder Fragoso Fragoso vejo que o MPLA quer que de uma ou outra forma se boicote as eleições, mais se for o caso, digo que a liberdade nunca custou barato.

    Anibal João Melo Caro Clauder: com toda a consideração, o seu raciocínio é altamente tortuoso. Então a oposição é que se recusa a aprovar as leis que regularão as eleições e o MPLA é que quer o boicote?

    Jose Vieira A política de cadeira vazia está a fazer mossa! O M não gosta de ceder e por isso fica a falar sózinho. Eles só querem que os outros lhes facilitem a tarefa de ganhar antecipadamente. Desta vez a coisa está fixe, estou a gostar da oposição, afinal a cadeira vazia também é estratégia e não me venham com argumentos.

    Sérgio Calundungo
    sem dúvida esta lançada a confusão para muitos como eu não acabamos de entender quem vai poder tirar vantagens desta situação nem como, mas creio que os nossos deputados desta vez devem interpretar a vontade do povo, que muitas das vezes não corresponde as suas agendas partidárias, de um lado e de outro escuto atentamente os argumentos, mas muito cinceramente não consigo perceber quem pode ganhar com tudo isto? tenho certeza de quem perde com toda esta dinamica, a democracia e o país


    Mario Gonçalves Pereira Pereira Só que meus irmãos o teatro não é só do M,é do sistema e o sistema não é só o M estão muitos dos lideres partidários que se dizem ser da oposição mas recorrem tbm ao M para sustentarem seus bolsos e carros de luxo...inclui ainda a comunidade internacional que tentam mexer com o M mas quando recebem alguns barris amais também se calam ... Meus irmãos o sistema é grande e imperioso

    Mario Gonçalves Pereira Pereira Essa política de cadeira vazia que a oposição faz é só fachada,mais tarde ou mais cedo eles recebem um aumento nas contas e aprovam a mesma lei que haviam recusado... São só cabritos pra não parecer tudo fácil aos olhos dos cambutas.


    Nelson Pedro Nao sera apenas um gesto para prssionar o partido no poder,como um orgao de soberania,pressionar outro orgao independente a mudar de decisao,é esquisito ou nao,onde esta a tao propalada independencia de poderes?em democracia nao se respeita, a idependencia institucional???



    Reginaldo Silva Na LCA existe a separação, mas também existe a interdependência dos órgãos de soberania. Como é que fica esta última?

    Nelson Pedro A decisao juridica do CSMJ nao é alteravel por vontade dos actores politicos e foi isso que motivou a reprovaçao da petiçao dos partidos da oposiçao, e isso é juridico e nao politico,é direito constitucional,que deve ser lido de forma pura,alias,algo que os professores Pedro Catchiungo e Fernando Macedo nos ensinaram na universidade,como sao eles hoje a darem o dito,pelo nao dito ????



    Amor de Fátima A decisao do CSMJ ja foi alterada por vontade/ interferencia...ou o que quiser chamar dos actores politicos...por isso nasceu a crise...O ideial seria que isso nunca acontecesse...e estariamos todos a fazer os designer das campanhas e tudo mais..em vez de olharmos para o ceu,,,a ver se Deus manda um mediador

    Nelson Pedro
    O grande problema dos Angolanos é olharem as pessoas com estereotipos e nao avalia-las pela competencia e imparcialidade,parece que ser do MPLA é nao ser Angolano,com capacidade de exercer com zelo as suas funçoes,estas suspeiçoes,podem levar os Angolanos a continuarem a olhar-se com desconfiança,me parece aquela cena.(nao goxto desta Suzana.O que ela te fez.Nada mas nao goxto dela) e torna isso numa questao institucional,se nao se respeitar a indpendencia das instituiçoes,nunca teremos um pais reconciliado,a UNITA retirou-se da AN,mas idicou os seus membros para CNE,nao é paradoxal!!!!!!!




    Isaías João
    A letra da lei foi violada pois se exigia que a pessoa a presidir a CNEI fosse um juiz ou juiza em efectividade de funções ee que as suspenderia para o efeito. Por aí amigo vejo uma grande má vontade e junto disso ainda adiciono o facto de que ela, Suzana Inglês, era a altura da sua nomeação/indicação, membro efectiva da ordem dos advogados de Angola, advogada em plenas funções e membro da direcção do braço feminino do MPLA, mesmo que tenham tentado dizer que no MPLA é possível ser da OMA e não ser do MPLA. Não me alongo por ser desnecessário, o que se pede eu incluído, é apenas um pouco de respeito pela lei que se escreve e vota/aprova assina-se e manda-se promulgar. Para mim, cumprir esta regra da lei vai custar apenas a vaidade de algumas pessoas.
    há 11 horas · Gosto


    Isaías João Tomo emprestadas as palavras de Abel Chivukuvuku: É lei porque é bom e não é bom porque é lei, ou ainda o chamado princípio do bom pai de família, que não andaria emborrachado e violento contra a mulher e os filhos ao mesmo tempo que tentaria incutir neles o amor e respeito pelo próximo, pela lei e pela natureza! Não acha?




    Fonseca Bengui Acho que Joao Melo e Virgilio de Fontes Perereira disseram tudo, o MPLA nao vai recuar, nao vai ceder, nao vai ficar refem da UNITA e da oposicao que lhe segue, dos extratos que acompanhei na Ecclesia. Portanto, so a intervencao divina eh que vai nos tirar desta crise. E eu rogo por essa intervencao divina. Please Lord!!!
    há 11 horas · Gosto · 2


    Miguel Malanga Kota, neste caso me parece que ‘’A sociedade Civil Angolana Neutra’’ é chamada a mediar… a pergunta é como? Eu dou um Exemplo, os ‘’Jornalistas’’ neutros de verdade e A Radio Ecclésia, digo só a Ecclésia porque ca para mim é o único meio de informação totalmente neutro em Angola saberão mediar isso sem serem chamados.
    há 10 horas · Gosto



    Ana Silva
    Humm os mestres da contra-informação já estão no campo. Meu amigo Isaías João a UNITA não indicou ainda ninguém para a CNE. Claro que têm quadros preparadps para os vários desafiosm muito normal, ou querem sempre que os outros fiquem a ver ...Ver mais