quinta-feira, 22 de março de 2012

Debate: A qualidade dos materiais importados (cimento/ferro)

Em entrevista esta semana a TPA, José Severino da AIA mostrou-se muito preocupado com a qualidade do cimento e do ferro (importados) que estão a ser utilizados no "canteiro de obras", alertando o país para as eventuais consequências (menos simpáticas para os nossos esqueletos) daí resultantes, daqui a mais uns anos.
Para quem ainda não sabe, o cimento e o ferro são materiais considerados estruturantes.
Como o homem normalmente diz o que pensa e sabe do que fala, a única solução, como também defendeu, é o relançamento urgente do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA). A solução é antiga.
Alguém viu por aí o LEA?
==============================================
==============================================

Hermenegildo Van-Dúnem Esse cota é um intelectual de primeira. Gosto muito de ouvi-lo falar. Essa coisa de importarem material da CHINA sem controlo absoluto na ânsia de se erguer as obras muito rápidamente vai dar um dia em desastre total. Os resultados das estradas que esses amarelos construíram já estão à vista. Como o aço e o cimento são um pouco mais resistentes que o material das estradas, dá para tapar o sol com a peneira.

Reginaldo Silva A lei tem de obrigar o LEA a fazer estes testes. Será que o LEA estará em condições de responder a estas solicitações?

Hermenegildo Van-Dúnem Está, sim cota. Se faltar alguma coisa em termos de equipamento, que acredito que podem estar até obsoletos, mas chegam sim para se fazer testes de resistência quer ao betão e ao próprio aço. O problema talvez resida na disponibilidade dos técnicos, que acredito também, procuram outros locais de trabalho face as condições salariais daquela instituição.

Hermenegildo Teotónio Teotónio Como sempre, em Angola temos muita coisa boa, temos novas intra-estruturas (estradas, hospitais, escolas) mas vamos sempre buscar pessoas de fora para trabalharem com as infras estruturas. Lá está o problema de sempre, que muitos apontam como problemas, mas apara determinadas pessoas deste país, nao interessa tais críticas par ao bem comum. Por isso, a caravana passa e os cães ladram.


Edson Filipe Não é de hoje que se fala da qualidade do material chines, ou melhor falta de qualidade, vejamos um país que se debate com a falta de matéria prima como é que consegue exportar tanto para Angola. se o o que está em jogo é o interesse nacional e não o interesse do governo ou parte do governo, que seja relançada a industria nacional


Joaquim Ngoma Kumbu Um amigo engenheiro tem sempre alertado:"esses Sao futuros cemiterios" Falando dos predios ao lado da filda que parece que não levam cinturas. .


Hermenegildo Van-Dúnem Joaquim Ngoma Kumbu, os prédios ao pé da Filda não levam pilares em alguns lados e vigas porque é o método construtivo adoptado. adopta-se esse método construtivo porque ele possui vantagens do ponto de vista económico, material e mão de obra. Ele consiste em Blocos de betão altamente resistentes. Com um bom cálculo de estrtural, chegam a atingir até 12 andares. Agora, é importante que a estrutura seja bem calculada pelo engenheiro de estruturas para não haver descalabro. Este tipo de construção chama-se ALVENARIA ESTRUTURAL.

Joaquim Ngoma Kumbu Muito obrigado pela explicacao.deste me a impressao de conhecedor desta materia mas temos que estar sempre atentos porque o barato custa Caro.

Hermenegildo Van-Dúnem Isso mesmo Joaquim Ngoma, o sistema é eficaz, agora com as aldrabices temos sempre de contar com elas

Mutu Angolano é material barato,acelera obras para inaugurações e o povão encher o olho;é chinês e ñ tem k se pagar ja.ANGOLA FAZ,afinal das contas ESTAMOS A SUBIR.


Antonio Mutaleno Amigos, esse país é dos jeito, não esqueçam o discurso do próprio PR. a quando da visita a lunda-norte, dizendo: "Angolanos têm que ter jeito de sustentar-se a si e a sua família e não esperar só pelo governo", disse o pr.



Manuel Fernandes O Severino sabe bem do que fala,não fala é tudo que sabe, está a levantar a questão porque infelizmente quem o devia fazer está calado a ver a banda passar.Ligado à Industria produtiva desde jovem, não ignora que a não existência de controlo sobre a normalização e controlo de qualidade pode ser desastre a médio prazo.No ramo alimentar então é gritante e muito perigoso.Produtos congelados e descongelados várias vezes,falta e condições de higiene,prazos de validade dos alimentos,rótulos de acordo com o produto etc etc.

Paulo Silva ‎... Não só é preocupante o cimento e o aço (ferro) hoje usado no "canteiro de obras", ainda mais preocupante é sem sombras de dúvidas os Regulamentos / Normas que "proliferam"... Desde REBAP, EROCODIGO, ABNT, ASTM, Norma Espanhola, Norma Chinesa, em fim... toda uma sorte de males. Não existe nenhuma instituição que definitivamente ponha ordem nesta "selva de betão" ou melhor até existe - mas não faz!
Amigo Reginaldo Silva o LEA continua lá onde sempre esteve no - Bairro Kassenda, Av. Sagrada Esperança (se calhar já idosas). Pelo andar da carruagem, correm sérios riscos os nosso filhos, netos e bisnetos de sucumbirem com a derrocada de edifícios que hoje estão a ser construídos com este "simento e acho" .