terça-feira, 6 de março de 2012

Um embaixador sem medo do medo...


Com a devida vênia, respigamos do mais recente texto de opinião que Gustavo Costa escreveu no Novo Jornal, com o título "Medo do medo", algumas referências feitas ao desempenho político do embaixador Ambrósio Lukoki, que, ao que julgamos saber, têm a ver com o recente "ping-pong" que ele protagonizou com JES durante a última reunião do CC do MPLA.
(...)
"Ao objectar essa tendência fúnebre,Ambrósio Lukoki, sempre decidido a dizer o que pensa, tem-no feito comas janelas abertas. Sem tibiezas e contrariando o espírito de resignação, Lukoki tem sido das raras vozes que lá dentro, não se tem coibidode fazer avaliações críticas à formacomo tem sido (mal) gerida a distribuiçãoda riqueza nacional. Fá-lo a frente de toda a gente.
Que eu saiba,o embaixador de Angola na Tanzânia por causa dessas críticas, não foi lançado à fogueira…
Ninguém duvida de que há questões materiais que aqueles que se sentem visados não resolveram, o MPLA não resolveu e que o Presidente, inevitavelmenteà beira do seu próprio último ciclo, ao ter gerido mal, deixou muitas “feridas” por sarar"."
(...)
"Alertar o Presidente para o risco de enveredarmos para apostas desajustadas na estratégia da internacionalização da nossa economia,para políticas sociais erradas, para a manipulação de estatísticas ou para o branqueamento de certas práticas governativas, em lugar de ser um“crime”, deve antes ser visto como um aditivo preventivo à boa governação.
É disso, que o Presidente espera dos seus colaboradores. É disso, que a sociedade espera dos nossos políticos e governantes. Sem medo do medo
". (Gustavo Costa)

No posfácio que Ambrósio Lukoki escreveu para o livro "Maquis e Arredores" de Siona Casimiro (Abril 2011), pode ler-se a seguinte passagem: "O questionamento permanente de onde viemos, quem somos e para onde estaremos a caminhar na construção de uma Nova Angola politicamente poderosa, economicamente viável e militarmente potente, interpela a todos nós, enquanto Angolanos-Cidadãos.
O Povo Angolano está mais e mais esclarecido, ciente dos seus direitos e deveres. O papel da sociedade civil deve fazer-se cada vez mais crítico no que concerne a governação de Angola. Eis o fio continuador e, na continuação, é de se sublinhar que O PASSADO IMBRICADO NO PRESENTE SÓ TEM VALOR SE GARANTIR CONDIÇÕES CADA VEZ MELHORES PARA O FUTURO".


Margarida Paredes
Ambrósio Lukoki O EMBAIXADOR SEM MEDO, pertence a um grupo de jovens bakongos que aderiram ao MPLA em Leopoldeville durante a Luta de Libertação vindos da UNTA. Sempre teve convicções fortes e tem pago caro por elas. Quando foi da "Maka do Quadro" foi exilado no Canadá durante 10 anos. A "Maka do Quadro" foi o pretexto para JES afastar um dirigente com prestígio que lhe poderia fazer sombra. Depois do "castigo" cumprido e o lugar de JES consolidado como presidente, foi chamado para ser embaixador. Durante esse período de afastamento foi sempre do CC do MPLA onde contra a corrente sempre disse o que pensava o que faz com que seja muito respeitado junto dos que ainda acreditam no partido que o MPLA tem que defender os angolanos mais desfavorecidos e que a riqueza do país tem que ser distribuida com equidade. É dos poucos da velha guarda que ainda diz o que pensa! Isso num partido e governo de VOZ UNICA É OBRA!