segunda-feira, 16 de abril de 2012

Até que a voz nos doa...

Assinala-se hoje, 16 de Abril, o Dia da Voz, que é único "instrumento musical" que o ser humano aprendeu a tocar, sem ter necessidade de frequentar uma escola ou de aturar um mestre qualquer.
Angola dos nossos dias pode já não ser bem o país dos sem Voz ou onde apenas se ouve a "Voz do dono", mas também ainda não é o país em que a maior parte das pessoa pensa livremente em Voz alta, mesmo aquelas que, aparentemente, o fazem com a utilização de megafones ou tentando abafar a voz do outros com a utilização de gritos ameaçadores do âmbito do vale tudo.
Efectivamente a Voz em Angola ainda não está (directamente) ligada, em sistema de altifalante, aos sentimentos mais profundos dos seus habitantes, embora os angolanos sejam conhecidos por serem pessoas sem modos, porque normalmente falam muito alto ou têm a mania que falam grosso.
Em ano de eleições, os políticos costumam dar mais atenção às Vozes dos cidadãos, pelo que é de aproveitar para pormos todos a Voz em dia neste 2012, dizendo exactamente o que pensamos de quem nos governa, mas não só e agindo depois em conformidade, quando chegar o dia D. 
Caso não o façamos acabaremos por ouvir apenas a Voz deles e das suas promessas.
O problema está em como e onde dizer, porque para já nos espaços mediáticos destinados a um tal exercício, ainda só se vai ouvindo a "Voz do Dono"...
(http://www.nutricia.pt/novidades/dia-mundial-da-voz)