quinta-feira, 19 de abril de 2012

Novas universidades ou mais (graves) problemas sem solução...

"No âmbito do seu papel como entidade reguladora do ensino superior, o Executivo autorizou a criação de 15 novas instituições privadas de ensino superior, localizadas nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla, Huambo, Uíge, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Bengo e Bié, dando assim a possibilidade de acesso a este nível de ensino em 2012 a cerca de 19 mil novos estudantes."- In Comunicado do Governo.
A minha pergunta é:Onde é que vão buscar os novos professores para estas novas instituições, tendo em conta o défice (quantitativo/qualitativo) já existente?
A decisão tomada ontem pelo Executivo de autorizar a criação de mais 15 instituições do ensino superior, cheira-me a choque de competências e a total desautorização da titular da pasta.
Em Janeiro deste ano a Ministra Cândida Teixeira disse que a enorme procura de cursos de formação superior que se regista em todo país tem levado à abertura de “novas unidades orgânicas e de cursos que nem sempre obedecem aos critérios mínimos de qualidade exigidos internacionalmente”.
"Cabe ao Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia propor a criação e o encerramento de instituições de ensino superior públicas, bem como a autorização de criação e de encerramento de instituições de ensino superior privadas e público-privadas. Cabe ainda aprovar a criação e o encerramento de cursos superiores".
Debate
==========================================================



Jesse Lufendo Boa perguna!...talves vehnam siar mesmo dos super mercados de vendas de notas e certificado como considera Domingos da Cruz, quando se referia a qualidade de ensino que muitas universidade em angola teem, o mais curioso também que fiquei a saber que quase nehum dos filhos até mesmo de decanos estaudam nas universidades que dirigem, quer diquer nem mesmo os decanos aceitam que seus filhos sejam formato nesses cugumelos que o executivo chma de universidades, sem condicoes nenhuma. agora uma pergunta...como é que uma professora universitária copia por completo um exercio na internet e depois dá aos alunos para resolver? é que nada mas nada mesmo ele criou, todinhas perguntas siaram de um blog, publicado em abril de 2010 por aluno da universidade do Brasil, só mesmo tristesa em termos de ensino



Ana Mathaya A ferida é mais profunda, enfermo está não somente o Ensino universitário, mas o ensino em geral, basta ver a qualidade dos alunos que recebemos na Universidade, despedidos de maturidade, despedidos de conhecimentos de base, pouco amigos da leitura e do conhecimento - ah se alguem pudesse presentea-los com um Diploma!!!-, a duras penas são estes que 4 ou 5 anos depois são licenciados e tornam-se nos novos professores universitários!! é caso de se dizer "QUO VADIS ANGOLA? Where are we going?"



Artur Graça Cussendala Boa pergunta!... Acho que devemos importar alguns professores. Com a crise na Europa, acredito que muitos Professores portugueses ou Espanhóis aceitariam de bom grado e sem muitas exigências as vagas.



José Neto Creio pessoalmente, que o governo precisa de uma estrategia mais eficiente, mas gostaria ver algumas das instituições a serem encerradas devido a falta de qualidade em muitos sentidos. Existe um sistema de avaliação das instituições quanto a qualidade e produção cientifica no verdadeiro sentido da palavra?????



Ulanga Gaspar Martins Eu pergunto-me onde vai sair tanto emprego para tantos licenciados quando o proprio estado esta a priviligiar a promocao das micro pequnas e medio empresas que seguramente que nao precisam de licenciados para o seu funcionamento...



Manuel Ngunza Mais politica eleitoral, sem pensar-se nas consequencias, ca vamos nos com o nossos pais em canbalhotas.



Celso MalavolonekeReginaldo Silva, as instituições privadas de ensino superior vão buscar professores expatriados, brasileiros e cubanos essencialmente. Agora, há quem seja suspeito para emitir opiniões abalizadas sobre isso...



António Moisés O défice não se relaciona apenas com a qualidade e quantidade de professores, mas também com as infraestruturas. Estive há dias no Uíge e vi as instalações onde funciona a Universidade Kimpa Vita. Aquilo mais parece uma creche...