terça-feira, 19 de junho de 2012

As eleições já "apuraram" o primeiro derrotado..

Sabia que isto ia acontecer, mas sinceramente custou-me muito ver hoje as imagens do "derrotado" Ngola Kabangu com a sua FNLA e as suas milhares de assinaturas à porta do Tribunal Constitucional, completamente impotentes.Kabangu é de facto o primeiro concorrente a ser derrotado nas eleições de 31 de Agosto.
Uma derrota que aconteceu na secretaria judicial das manobras políticas que beneficiou o seu adversário Lucas Ngonda, o homem que em 2008 fez apelo para não se votar na FNLA, ignorando que o partido que hoje lidera poderia ter sido extinto, caso Kabangu não ultrapassasse a fasquia dos 0,5%.
Kabangu salvou a FNLA em 2008, porque efectivamente a esmagadora maioria dos militantes e simpatizantes da organização estava com ele.
Ngola Kabangu prepara-se agora para enfrentar um dilema ainda maior, quando começar a campanha eleitoral.
Para já estou a admitir todos os cenários, menos aquele que Lucas Ngonda protagonizou em 2008, quando fez campanha contra a sua própria organização.
Caso as assinaturas sejam genuínas e traduzam efectivamente o resultado do apoio que o partido de Holden Roberto continua a granjear junto dos angolanos, somando os dois processos (Kanbangu/Ngonda) , a FNLA foi o partido que até agora conseguiu recolher o maior número de apoiantes tendo em vista a formalização da sua candidatura.