sexta-feira, 8 de junho de 2012

Três notícias distintas sobre o mesmo facto (case study)

[NA: O que vão ler a seguir é o resultado do trabalho de duas agências noticiosas (ANGOP/LUSA) e de um jornal (JA), cujos repórteres estiveram no mesmo local a cobrirem o mesmo acontecimento.
É por estas e por outras que se percebe facilmente a necessidade imperiosa de se libertar a imprensa do monopólio de quem quer que seja e de afirmar o pluralismo mediático como sendo um pilar fundamental dessa mesma liberdade.
Nunca haverá liberdade de imprensa (nem pouco mais ou menos) num país que só tem um jornal diário, uma agência de imprensa, uma rádio nacional e duas televisões que são a cara e a coroa da mesma moeda.
Agora, pf não me perguntem pelo nome deste país que eu vou mesmo responder.]
========================================================================
=======================================
Eleições 2012- Presidente da Unita apela comissários eleitorais a primarem pela lei
 (Angop)
==========================================
Luanda – O presidente da Unita, Isaías Samakuva, apelou hoje, terça-feira, em Luanda, aos comissários eleitorais a primarem pela observância da Constituição e da lei, para que as eleições gerais convocadas para o dia 31 de Agosto de 2012 sejam justas, transparentes e credíveis.
 “Exorto-vos a estudar as leis com afinco e dedicação porque está em jogo o futuro do nosso belo país. Exorto-vos também a tomar boa nota de todas as matérias agendadas. Exorto-vos ainda a agir com perspicácia e vigilância no cumprimento do vosso mandato”, reiterou Samakuva ao discursar na abertura do II encontro nacional de agentes eleitorais do seu partido.
 A realização das tarefas fundamentais que concorrem para a organização ordeira de eleições imparciais e transparentes constitui responsabilidade dos plenários da CNE a vários níveis, frisou o político, recordando que é incumbência de todos os comissários, não apenas de alguns e muito menos dos presidentes, de tomar iniciativas para impulsionar as decisões colegiais e fazer as coisas andar.
 “Trabalhem em equipa com os vossos colegas da CNE, não importa as cores partidárias. Trabalhem a tempo inteiro, apresentem soluções para os problemas e construam consensos nos marcos da lei. Sejam firmes na defesa da Constituição e da lei e não vacilem”, recomendou.
 Recordou que a CNE é um órgão distinto independente do Executivo e os seus membros devem obediência apenas à Constituição e à lei, tendo apontado uma série de tarefas ainda por executar, como a elaboração dos cadernos eleitorais e a implementação do sistema de transmissão de dados nos centros de escrutínio, entre outros serviços.
 Em dois dias, os comissários eleitorais da Unita vão analisar aspectos inerentes às tarefas que irão desempenhar durante o processo eleitoral.
(ANGOP)
==============================
UNITA duvida que CNE reúna condições para organizar “bem” eleições de 31 de Agosto
05-06-2012 | Fonte: Lusa
===============================
A UNITA, maior partido da oposição em Angola, expressou hoje “sérias dúvidas” de que a Comissão Nacional Eleitoral tenha “condições” para organizar as eleições gerais marcadas para 31 de agosto.
 As dúvidas foram expressas pelo presidente do partido, Isaías Samakuva, durante o segundo encontro dos agentes eleitorais da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), em que defendeu que as eleições devem ser organizadas e realizadas sem improvisações, que disse serem “inimigas da transparência”.
 A dúvida da UNITA cinge-se ao facto de até agora, tendo em conta o tempo que falta para o escrutínio, não ter sido ainda seleccionada, nem contratada a entidade especializada que vai fornecer a logística eleitoral.
 “Em 2008 (ano das últimas eleições), este processo começou em Fevereiro e o contrato foi assinado em Abril. Portanto seis meses antes da eleição”, exemplificou.
 Além disso, Samakuva referiu igualmente que será “muito difícil organizar com entidades credíveis um processo de abastecimento e de gestão de toda a logística eleitoral (…) com transparência, em menos de 80 dias”.
 “Em 2008, este processo levou cerca de 150 dias. E tudo foi feito às pressas, com sérios erros e custos altos. Só em transportes aéreos, Angola pagou desnecessariamente mais de 50 milhões de dólares. As entidades contratadas foram coniventes e certamente que estão desqualificadas, por razões óbvias, para a próxima eleição”, acusou Samakuva.
 A UNITA alertou ainda para o facto de, também até agora, não terem sido publicadas as listas com os nomes dos eleitores para as devidas reclamações, que como diz o parecer da CNE entregue ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, devem ser feitas por via digital e pela Internet.
 “Mas apenas um por cento do eleitorado tem acesso à Internet. Se não publicarem primeiro as listas e as pessoas não confirmarem os seus nomes (…), o sistema digital não vai funcionar e haverá uma grande confusão, maior do que a planeada em 2008″, criticou o líder da UNITA.
 Isaías Samakuva expressou também dúvidas na preparação do processo eleitoral, designadamente o cumprimento dos prazos para a instalação de todo o sistema de comunicações e dos equipamentos de solução tecnológica, e o facto de a verba destinada para a CNE anda não ter sido disponibilizada.
 Dirigindo-se aos agentes eleitorais do partido, o presidente da UNITA disse ser necessário criar uma “barreira forte e intransponível contra a fraude, quer para esta fase, quer para a fase da votação e do escrutínio, no dia da eleição. Esta barreira deveactuar lá dentro da CNE, em todos os seus órgãos”, concluiu.
(LUSA)
===================
Isaías Samakuva pediu consensos/Gabriel Bunga
(Jornal de Angola)
 ===================
O presidente da UNITA pediu ontem aos membros das Comissões Provinciais Eleitoras que ajam de acordo com a lei e, ao longo dos trabalhos, construam consensos com colegas de outras formações políticas.
Isaías Samakuva fez o pedido na abertura do segundo encontro de formação dos agentes eleitorais dirigido aos comissários provinciais eleitorais indicados pelo seu partido.
 “Façam constar as vossas opiniões nas actas dos plenários e instem os vossos colegas a terem coragem de cumprir a Constituição e a lei”, disse o secretário-geral da UNITA aos representantes da Comissões Provinciais Eleitorais.
Aos comissários, lembrou os passos dados na preparação das eleições gerais de 31 de Agosto e que o Ministério da Administração do Território já entregou à CNE o Ficheiro Informático Central do Registo Eleitoral (FICRE) e outros dados do registo eleitoral.
Isaías Samakuva falou das principais tarefas da CNE para os próximos tempos e considerou haver atrasos no recrutamento e selecção dos agentes eleitorais que vão trabalhar nas mesas de assembleias de voto.
“O vosso trabalho agora é assegurar que as condições sejam de facto criadas para se evitarem improvisos, que são o inimigo da transparência”, referiu.
“Vocês, comissários, não devem obediência a líderes de partidos políticos, a governadores ou qualquer entidade diferente da CNE”, recordou.
Os comissários provinciais da CNE, indicados pela UNITA, estão a ser formados sobre o processo eleitoral, com maior incidência sobre o pacote legislativo eleitoral.
A formação termina hoje, no mesmo dia em que tomam posse os comissários, depois do impasse decorrente da indicação de Suzana Inglês
(Jornal de Angola)
============================
PS- O estudo comparado destas três peças jornalísticas revela claramente que entre nós mantém-se por parte da imprensa governamental um cuidado (estratégico) muito especial no tratamento de todas as mensagens políticas da oposição no sentido de as esterilizar completamente. 
Como já não é possível bloquear/censurar totalmente a informação relacionada com a actividade da oposição, a "solução" agora é torná-la totalmente inofensiva e sempre que possível favorável ao próprio Governo.