domingo, 19 de agosto de 2012

A Oposição que temos, ou que nos deixam ter…* - Morro da Maianga

A Oposição que temos, ou que nos deixam ter…* - Morro da Maianga
================
Debate
================

Publicar como Reginaldo Silva (Alterar)
 
  • Aristófanes Tavares ·  · Londres
    Quando alguém escreve o que lhe vem na alma,e com liberdade sem nenhum constrangimento,esta Pessoa sente-se um homem livre.Reginaldo obrigado por esta analise,que serviu para ilucidar todos aqueles que nao sabem ser democráticos,você é um dos poucos jornalistas que o povo pode angolano pode contar para uma informação livre e justa
    • Aristófanes Tavares ·  · Londres
      Quando alguém escreve o que lhe vem na alguma,e com liberdade
      • António Francisco Venâncio ·  ·  Comentador principal · Kharkov State Technical University of Construction and Architecture
        Depois das minhas estafantes horas de trabalho adoro dar uma olhada pelos melhores artigos e comentarios de opinião aqui no FB. Hoje cabe-me elogiar o Reginaldo não pelo conteúdo do artigo mas pela nobreza da intenção pedagógica jornalística, que a todos nos deve servir. Gostei. Nota 10!
        Os 3 períodos eleitorais que até agora vivi já me criaram um vício: querer ler tudo, ouvir tudo, ver tudo. Gosto saber e ver quem acerta mais! 31 de agosto, voltarei a dar notas se Deus quiser.
        • Andreia Kiloki ·  ·  Comentador principal · Benfica, Luanda, Angola
          Esta analise é muito realistica. de facto muitos se perguntam. onde anda esta oposiçao? o que anda a fazer? nós nao vemos nada! De facto como vamos fazer o que fazem se sao simplesmente denegridos pela comunicaçao social? e o pior agora a radio ecclesia tabem alinhou.
          A expressao esta bem empregue: temos a posoçao que nos deixam ter! Pelos vistos a intençao é acabadr com os Partidos tradicionais da oposiçao. A FNLA com Ngonda ja era e a UNITA sem Abel ja esta sendo paulatinamente eliminado. Estas eleiçoes se forem iguais as de 08, UNITA nem 16 deputados terá. terá muito menos.
          • Mabiala Kienda ·  Comentador principal · Luanda
            Para mim oposição para as eleições só existem 3, com maior ênfase UNITA e CASA, se enfraquecerem todos perderemos porque não haverá oposição, porque só a oposição quando nao há disparidade de poder. Ideias da oposição enfraquecer o adversário para ganhar ou chegar proximo para que tenhamos oposição. Ideias do regime enfraquecer a oposição para que nao tenhamos que nos defenda ou possivelmente quem nos defenda. Se nao haver oposição cada um a sua sorte como sempre foi, se haver oposição, a oposição defendera os seus interesses a favor do povo. Ideias do regime incentivar a desunião, criar instabilidade entre as pessoas criando a ideia de que quem entrar roubara mais. Se quisermos derrubar o regime simplesmente nos unamos.
        • willywalker441 (com sessão iniciada através de yahoo)
          A verdade é que o MPLA näo quer a paz em Angola. Pronto !
          • Pedro Mó Pidy Zyphen · Universidade Mandume Ya Ndemufayo
            Subscrevo, de alguma forma, que é dificil ser opositor politico de um governo como nosso neste pais de contrastes que se chama Angola, porque nao se construiu uma base sustentavel, em termos de valores, para implantação de um sistema democratico, propriamente dito. Social, economica e culturalmente, o nosso pais evolui rastejando-se porque maior parte de nós, sobretudo politicos no poder, vê a diferença de opinioes como uma ameaça e não como uma mais valia como defendia Nelson Mandela que, vai mais longe quando afirma: Só um lider fraco se rodeia de bajuladores porque teme o pensamento divergente. Por isso, respeito todo politico angolano da oposição que apesar das dificuldades nao se vergou a maquina demolidora do partido no poder como: Chivukuvuku, William Tonet, Makuta Nkondo e tantos outros que nao seguiram os exemplos de Zau puna, Jorge Valentim e do ex governador do KK que são como moscas que so seguem o cheiro da carne podre, mesmo com comida suculenta e saudavel ao lado.
            • Renato De Assunção Assunção ·  Comentador principal · NENHUMA NO MOMENTO
              Esta é a dura pura e cruel realidade, que infelizmente muita gente teima em não aceitar, para mim já é altura de propormos um referendo se de facto desejamos ser um pais democrático, digo isso a julgar pela forma que eu vejo não só os menos esclarecidos, mais sim a elite intelectual deste pais como subverte os conceitos fundamentais da democracia em defesa de não sei o que, é bastante preocupante. Muito obrigado mais uma vez, Reginaldo pela frontalidade realismo sobre tudo coragem na forma como argumentaste esta abordagem.
              • Pedro Costa ·  Comentador principal · Mechanic na empresa Pride International
                O sr.reginaldo,e um jornalista com competência,tenho uma admiração pelo mesmo,dos tempos idos da RNA,no programa azimute,que retratava assuntos económicos,e mais bem recentemente em programa retirado na TPA,resenha das notícias em destaques ou a semana em sete dias,se a memória nao me atraicoua,um jornalista digno de realce despido de bajulações
                • Jesus Kassanga · Lubango
                  É como tenho dito, e volto a dizê-lo que o Reginaldo Silva e João Paulo Ganga, são dos raros analistas políticos angolanos.( Não conheço outros, porque só tenho visto comentaristas políticos(Amadores parciais cujas abordagens são pré-concebidas). Coragem Reginaldo, investiguei um pouco sobre a tua carreira jornalística e informei-me sobre o modo como tens ultrapassado as imensas dificuldades na afirmação do jornalismo isento, num país aonde a liberdade no sentido lato continua a ser controlada.
                  • Mario Capessa Ekundi ·  Comentador principal · Faculdade Medina Veterinaria
                    respeito a analise muito suscinta do Reginaldo, que tanto admiro,pois, ele mostra que nao é arvor que obedece a todo vento. os seus comentarios sao de um angolano comprometido com angola e com os angolanos, e, ao faze-los, os faz na imparcialidade sem medo de levar um puxao de orelha. pois que vejo nestes dias eleitorais alguns analistas que dizem politicos a crucificarem seus compatriotas como, se do outro lado do oceano viessem....
                    • Oswaldo Cassanga · Independente
                      Até que enfim. Uma opinião, de um analista, diferente. É preciso ser homem, pra emitir uma opinião contrária, cá no território. Os Analistas falam aquilo que, de antemão eles próprios, sabem não ser o correcto. Mas a febre do medo e da bajulação, os leva a emitirem opinião que, eles mesmos, sabem ser incorrecta, demonstrando assim, a intolerância da convivência no e com o diferente. Kota, Valeu a coragem!
                      • Leoraffa Depaula ·  Comentador principal · Universidade Lusíada de Lisboa
                        Gostei do Artigo de opinião, Reginaldo silva sempre ao seu estilo sem ferir sensibilidades trás algo de novo, só para acrescentar a nossa realidade politica é uma luta entre David e Golias, o MPLA/JES com tudo e mas alguma coisa e os partidos da posição quase sem nada simplesmente só com a esperança que aconteça a queda do gigante EME/JES.
                        • Osvaldo Mukenguexe ·  Comentador principal · Universidade Jean piaget Angola
                          A historia de Angola terá mas duas datas histórica 15 e 31 de Agosto de 2012, este será o ano de mudança ou de desgraça, UNITA-CASA-CE e MPLA respectivamente.
                          • JRock Feller ·  Comentador principal
                            Assino em baixo...
                            • Bartolomeu Milton ·  · Universidade Lusíada de Angola
                              Não será do amanhecer ao anoitecer que teremos o país (Angola) à moda das Democracias ocidentais... A democracia é em si mesma um processo complexo e quem está na mó de cima quer lá sempre estar... Não se dá nada de bandeja à quem quer que seja... Os opositores se quiserem amealhar um pedaço do poder terão de despir-se do formalismo, abandonar os gabinetes requintados, juntarem-se ao povo, terão de abdicar a ostentação e sentirem o escárnio que cada angolano "esquecido" sente quando procura ascender na vida... a dificuldade que a oposição tem em se afirmar como tal é da sua inteira responsabilidade, se quiserem ser ouvidos e tidos, terão de esbater-se até à última gota e sem violência de qualquer tipo...
                              • Ernesto Rosa ·  Comentador principal
                                Bem entao ja esta na altura de se fazer passar a lei que, durante o periodo de campanha eleitoral proiba o governo de fazer inauguracoes e que proiba tambem a passagem nos media publicos/estatais qualquer spot publicitario ou programa que fale dos projectos que o governo tem realizado....pensem nisso!