sábado, 3 de novembro de 2012

Fundo Soberano de Angola entre a continuidade e a ruptura… - Morro da Maianga

"(...)Sou das pessoas que normalmente franze o sobrolho quando ouve falar da criação de mais um fundo que vai trabalhar com dinheiros públicos, pois a sua história não tem sido a mais edificante no que toca a melhor utilização dos montantes postos à disposição dos seus gestores, tendo em vista a concretização dos objectivos superiormente definidos.
Em termos mais concretos e depois da sua criação, os vários fundos públicos de apoio ao desenvolvimento nacional que já foram operacionalizados, depois de alguma actividade, têm desaparecido de forma quase misteriosa.
Deixamos de ouvir falar deles e fica-se sem saber se ainda existem ou se já foram extintos.
Mais grave do que isso e como a prestação de contas ainda não deixou o discurso das boas intenções, fica-se igualmente sem saber quais foram os benefícios que resultaram para o desenvolvimento do país, se é que resultaram mesmo alguns, para além daqueles que normalmente são visíveis no “visual” dos seus gestores.
Como o forte do jornalismo angolano não é certamente a sua vertente mais investigativa, a opinião pública raramente é confrontada com histórias sobre estes “desaparecimentos”.
Fundo Soberano de Angola entre a continuidade e a ruptura… - Morro da Maianga