quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Água rara...


No último "Espaço Público" (mais um) que o governo possui na TPA, dedicado à sua actividade na província de Malange, a referência que mais me chamou a atenção (e me chocou) foi a água, ou melhor a sua ausência. De facto quando as populações se queixam da forma como ouvimos domingo último, é caso para perguntar: Alguém viu por aí o Executivo? Em Malange a água é mesmo um líquido precioso e... raro. 
Sem água (potável) e sem electricidade (aceitável), não há resultados sociais que se possam apresentar com um mínimo de sustentabilidade, por mais que se invista na propaganda com ou sem "estatísticas", com ou sem IBEPs ... 
PS-Tentei ligar para o programa este domingo mas "desconsegui", porque o telefone estava sempre (mas sempre mesmo) desligado. 
Também reparei que as (poucas) chamadas feitas eram todas de fora de Luanda. Sendo um celular, devia colocar a chamada em espera ou não será bem assim? 
PS1-O jornalista Pascoal Mukuna do Semanário Angolense que participou no show do último domingo quis saber em que pé é que se encontrava a parceria do Governo de Malange com o Grupo Gemas assinada em 2010,(http://www.malanje.gov.ao/VerNoticia.aspx?id=9548). 
A resposta do Governador foi (quase) zero, tendo o moderador de serviço mudado imediatamente de assunto, quando deveria no mínimo insistir na questão, tendo em conta a importância da mesma, já que se trata de um parceria estratégica, da qual nunca mais tivemos notícias...
============================
Debate (facebook)
============================
(...)

  • JMachado Mendes O Espaço Privado da TPA já devia sair da grelha de programação dela se os telespectador contribuissem com os seus impostos para a gestão desta casa televisiva mas, por sorte o dinheiro é mesmo também privado(é só deles!) por isso eles brincam com tudo e todos...Uma vez aqui mesmo no face afirmei: "Espaço Público" da TPA, uma encenação tealtral.! Em uso do direito de resposta, o meu amigo faceboqueiro o PCA da TPA Tony Henriques Silva, questionou-me: " Amigo Machado teatro porque?_ Será que não notas as mudanças que estamos a levar a cabo na nossa TPA que somos todos nós?.. Estamos conscientes que precisamos melhorar mas estamos a evoluir.." Confesso profundamente que continuo matendo a minha posição, o Espaço Privado da TPA equanto permanecer neste formato do faz de conta que perguntamos e os membros do Executivo fazerem de conta que responderam a peça teatral não deixará de ser destaque e o actores principal Mário Vaz e João Pinto vam continuar a luzir em trevas treviais...Cito um exemplo, porque que têm que filtrar as chamadas, porque que os telefonemas não podem ser feitos em directo quando a TPA tem telefones fixos pra isso e mesmo filtradas as vezes nem se consegue improvisar metendo duas ou tres chamadas no ar? Estou a falar isso com conhecimento de causa pois eu já liguei e já me atenderam e no entanto nunca foi ao ar o meu telefonema nem de muitos outros.!Haja pimpa e muito teatro nesta TPA que são todos eles e menos vocês!Viva...

  • Victor Hugo Mendes Eu sou um dos Malanjinos que nao gostou de ouvir e ver BC no programa, porque a terra de que tanto me orgulho está cada vez mais a andar prá trás. As vezes o melhor é nem falar do que tentar justificar o injustificável. Tal como EU muitos conterras já estão cansados de ver a nossa Malanje como uma imagem podre e que sou dá vergonha. As estradas na cidade cada vez piores, o trânsito com os kupapatas que nem diabo consegue acreditar na anarquia é um desastre e... nem mais afinal o meu falecido avó tinha razao quando me dizia que tinha medo do futuro de Malanje. O que resta hoje dos (nós) Malanjino, é a boca e o orgulho pauperrimo de sermos os maliores. Veja na minha página algumas fotos da cidade.
    há 19 horas ·  ·  3

    • Francisco Pedro Tenho estado a acompanhar os comentários relativos ao Espaço Público de domingo último e confesso ser extremamente complicado afirmar se efectivamente trata-se de um Espaço Público no verdadeiro sentido. Fui recebendo telefonemas primeiro ao longo da semana questionando do porquê a televisão não estar na altura a divulgar os constacos para os telespectadores, fazendo-no apenas quando abriu o programa e fui recebendo desabafos de muitos Malanjinos incluindo residentes em Luanda, alegando que enviaram mensagens com variadíssimas perguntas e os apresentadores pura e simplesmente não as liam, enfim, coisas da nossa terra. Aos Malanjinos peço simplesmente paciência, quem sabe um dia as coisas venham a mudar, afinal há que ter fé, muita fé.
      há 19 horas ·  ·  1

  • Tony Henriques Silva Amigo Reginaldo Silva uma pequena observação ou mesmo constatação, na tua pagina só se fala mal de quase tudo que directamente ou indirectamente esteja associado a trabalho de governação e temos os dois quase 5000 amigos ( eu muito menos ) alguns deles comuns que também aparecem a comentar na minha mas já de maneira contraditória a tua. Apesar de eu não apresentar os temas como sendo "realizações" de caracter politico eles os amigos vão comentando ou criticando sem o fervor critico que sinto aqui. Será que os teus são fieis e issentos e os meus meus bajuladores como é frequente ouvir? Ou simplesmente pessoas que reconhecessem que de passos firmes e construtivos se fazem longas caminhadas.


    • Reginaldo Silva Tony Henriques Silva como é evidente não posso partilhar da tua avaliação segundo a qual na minha "página só se fala mal, blá, blá, blá...".
      Primeiro, porque o conceito "falar mal" é teu e só tu sabes o que ele significa.
      Na minha lavra existe apenas o conceito chamado crítica que se subdivide em vários items.
      "A crítica, na sua essência, significa exame, apreciação que se faz de uma obra". Esta definição não é minha, mas serve para o efeito.
      Se disseres que na minha página há muita crítica já estarei mais de acordo contigo.
      Por razões óbvias em qualquer parte do mundo, a governação, por ser feita com recursos que a todos pertencem, é o centro das atenções críticas dos cidadãos.
      Mal andaríamos, se todos os cidadãos andassem distraídos, apesar de todos os milionários esforços mediáticos que neste momento estão a ser são feitos em Angola para desviar as suas atenções do que é fundamental, com as mais diferentes e engalanadas xaropadas. Mas destes esforços tu saberás melhor do que eu.
      há 7 horas · 

  • Arlindo Capitango Tony Henriques eu acho que geralmente a as pessoas evem criticar o que está mal e elogiar o que está bem. Fala-se muito em ÁGUA PARA TODOS,, o que ao meu ver jamais existiu água para todos, pois muitos dos fontanários já se encontram secos. O problema aqui neste país é de que as pessoas só se empenham em certas actividades recorrendo-se para efeitos simplesmente eleitorais e depois disto, tudo vai por água de bacalhau. Nem sempre o Sr. Reginaldo Silva tem criticado o executivo, mas sim também tem elegiado. As pessoas devem assim discernir as coisas. Relativamente a bajuladores que aqui dizes estes sim são aqueles que têm simplesmente uma visão positiva de tudo o que o executivo faz, mesmo tratando-se de projectos sem tronco e membros. Esta é a realidade.
    há 10 horas ·