quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O MPLA e a Corrupção

Na entrevista que esta manha concedeu a RNA, o porta-voz do MPLA, Rui Falcão P.A., teve um problema grave de memória, pois esqueceu-se que o seu partido foi o autor da iniciativa legislativa que resultou na criação em 1996 da Alta Autoridade contra a Corrupção (AACC).

Esta instância nunca entrou, entretanto, em funcionamento porque o próprio MPLA "esqueceu-se" dela na primeira esquina, ao "bloquear" todo o processo subsequente, com a não indicação do seu responsável.
Tal "esquecimento" só pode ter sido o resultado de mais uma iniciativa de charme, daquelas, para inglês ver...
Rui Falcão manifestou este desconhecimento, quando era interrogado sobre as razões que levaram ao "desaparecimento" da referida Alta Autoridade.
Na resposta que deu, o porta-voz do MPLA disse que a mesma não era necessária e que seria mais um encargo para o erário público.
Na altura em que a AACC foi criada ainda não havia Tribunal de Contas e muito menos Tribunal Constitucional. Estavamos muito longe disso...
Em meu entender, esta Autoridade foi a única iniciativa concreta que o MPLA, enquanto partido, teve no combate directo à corrupção.
Uma iniciativa que nem chegou a nascer propriamente... para não variar muito.