segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Com a verdade também se engana...

A única passagem que a TPA "deixou" passar da intervenção feita sábado por Isaías Samakuva no comício realizado pela UNITA na cidade do Huambo foi o seu apelo para as pessoas participarem do actual processo de actualização do registo eleitoral. Nem mais uma palavra. A isto chama-se "rigôr jornalistico".
[NA- A RNA deu o mesmo tratamento "rigoroso", embora na edição de sábado e durante o comentário que fiz em directo para aquela emissora sobre a suspensão de alguns dos membros da UNITA, eu tenha feito referência ao comício e à passeata que o Galo Negro promoveu na cidade do Huambo.]
O "rigôr" da TPA foi igualmente sentido no tratamento (edição), através de planos muito fechados de todas as imagens que recolheu das actividades da UNITA, com destaque para o comício. As imagens não editadas colocadas por alguém no Youtoube falam por si e dão-nos uma dimensão exacta da manifestação realizada na cidade do Huambo.
A intenção deste tratamento cirurgíco, a contrastar com a generosidade dos planos abertos dispensados às manifestações de Luanda, não podia ser mais transparente, pois destinou-se a reduzir ao máximo o número de pessoas que se associaram as actividades realizadas na cidade do Huambo.
A televisão mostrou ser assim o média onde se aplica de forma mais eficaz e convincente o principio segundo o qual, com a verdade também se engana e muito bem.
Com tanta adesão ao partido que tem no coração, pergunto-me, qual é a necessidade que a TPA tem de manipular as imagens relacionadas com as actividades da UNITA?
De facto só mesmo a "guerra psicológica" pode explicar todo este anti-jornalismo militante...

===================================
1 comentários:

Anónimo disse...

1. RS, a cobertura das "marchas grandiosas" mereceu vários directos e planos abertos como fizeste notar e depois a oposição tem esse tratamento... o mesmo irá ocorrer por ocasião das eleições e depois virão elementos do aparelho gabar-se de eleições "livres e justas"... enquanto os meios de comunicação pública forem instrumentalizados a esse nível, nunca teremos eleiçoes justas, até podem ser livres, mas justas não serão.
2. Assisti ontem, parcialmente, ao "Semana em Actualidade" e gostei do que vi, com excepção, do lay-out que há muito faz confusão na minha cabeça! Sr. Reginaldo, a TPA não tem uma mesa e um estúdio maiorzinho para tão respeitáveis senhores apresentarem aquele programa? Uma coisa mais à "Quadratura do Círculo" da SIC Notícias custa muito?
Será que três senhores encostados à um canto a falarem de coisas tão importantes não merecem o tratamento dos jurados do "Angola Encanta" ou daquele programa desportivo da TPA 2?
Abraço,
JCRC
26 de Setembro de 2011 11:35