segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Paula Santana- Um caso de estudo

Conheço muito mal esta senhora que atende pelo nome de Ana Paula Santana (PS), pessoa que não vejo há já muitos anos (mais de 20), tendo o último contacto visual com ela acontecido em Luanda algures no Kinaxixi, se bem me lembro.
Nesta altura não sei, nem me interessa saber por onde PS andará em termos de residência mais fixa, se é que terá alguma, depois de ter ido à procura no exterior do país de ventos mais moderados/temperados que, pelos vistos, não lhe andam a fazer nada bem.
Sei, contudo, que está bem localizada na Internet onde possui alguns endereços, sendo o mais conhecido o seu blog: http://koluki.blogspot.com, cujo conteúdo esta na origem deste texto, com o qual pretendo reagir a uma série de ataques pessoais que a mesma tem vindo a desferir contra a minha pessoa.
Acontece de tempos em tempos, sempre que os seus azeites a aconselhem a produzir mais umas patetices absurdas, “género literário”, que ela faz questão de cultivar de forma compulsiva, quase até à exaustão.
Fui aconselhado a não reagir com o argumento de que era exactamente isto que PS mais desejava no âmbito do que parece ser uma estratégia barata de promoção pessoal através da provocação selvagem e gratuita apenas para criar “factos” e com isto manter-se, à distância, no centro das atenções do circo mediático local. A cómoda distância que também a protege do ponto de vista da responsabilização, pois não creio que a sua postura fosse a mesma, se estivesse entre nós, pelo que haverá também aí o elemento cobardia a estruturar a sua estratégia.
Nunca fui frequentador assíduo do seu blog, como não sou de nenhum outro, para além do meu, por razões demasiado óbvias. As poucas referências feitas inicialmente a PS aqui no “morrodamaianga” até foram simpáticas, tendo trocado com ela alguns emails a propósito de algumas questões mais pontuais. Lembro-me de lhe ter perguntado sobre as razões de um brutal ataque desferido por ela contra o Gustavo Costa.
Do “koluki” ultimamente vou tendo notícias a espaços através de terceiros que fazem questão de me enviar os links, onde às vezes sou tido e achado pela dita senhora em situações que não me agradam muito, apenas pelo simples facto de não corresponderem à verdade do que se passa e muito menos do que se passou.
No meu caso particular e para além de todas as ofensas/insultos que me tem dirigido, não tenho qualquer dúvidas em afirmar, alto e em bom som, que PS é efectivamente uma grande mentirosa. Não vou discutir aqui o pormenor de acusações tão absurdas e tão sem nexo.
Como “consolo” resta-me saber que a estranha fixação de PS na minha pessoa não é exclusiva, pois ela reparte as suas "sangrentas" atenções por outras pessoas que conheço bastante bem e que naturalmente se queixam dos recorrentes “mimos” que têm sido alvo por parte da "poetisa" (ou pitonisa?) e antiga jornalista da Angop.
Aparentemente há nestes sistemáticos ataques pessoais um misto de narcisismo e de esquizofrenia, para além da cobardia já referida, a qual se poderá acrescentar a ma fé, pois PS tem o seu blog bloqueado, não permitindo que as pessoas por ela atacadas, com direito à fotografia e tudo, exerçam em tempo oportuno o direito de resposta.
Não há pois qualquer interesse da sua parte em discutir seja o que for no âmbito da liberdade de expressão e do debate contraditório de ideias de que somos incondicionais adeptos e promotores.
Haverá, provavelmente, muito mais a explicar esta deriva de PS, que já se arrasta há vários anos, sendo, contudo, convergentes algumas opiniões que chegaram ao meu conhecimento, segundo as quais, a “jovem” não se encontra nada bem do ponto de vista da sua saúde mental, o que a confirmar-se só nos pode deixar bastante tristes, pois sabemos que tais patologias são muito difíceis de tratar e de gerir.
Não tendo, contudo, qualquer possibilidade de confirmar tais avaliações, diante dos factos, aqui fica lavrado o meu protesto e o meu repúdio, pois não posso admitir que PS trate a minha pessoa da forma como tem feito.
De pessoal nunca tive nada contra PS, nem publicamente manifestei qualquer opinião mais desfavorável a seu respeito, pelo que mais perplexo ainda fico diante de tanta e tão incontida fúria verbal, que terá sempre da minha parte o devido tratamento, pois não sou pessoa de levar desaforo para casa, não tendo por isso acatado os conselhos que me deram para ignorar a predadora.
Para já fico por aqui.