quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sorry Moçambique!

Terei sido o primeiro angolano a apresentar publicamente desculpas aos moçambicanos, na sequência do brutal tratamento dispensado aos jornalistas moçambicanos pelos "briosos" funcionários do SME em nome da bendita segurança nacional.
Fi-lo em tempo oportuno, através do Facebook, no dia 16 de Agosto (http://www.facebook.com/note.php?note_id=10150257635030940) .
"Em nome dos angolanos gostaria de pedir desculpas aos moçambicanos, por um gesto tão inamistoso/agressivo.

Como não tenho mandato para tal, peço apenas em meu nome.
Afinal de contas, queiramos, quer não, é este o governo/autoridades que temos e que nos representam, mas o Estado angolano é muito mais do que isso. O Estado angolano é antes de mais integrado e representado pelos seus cidadãos, porque é neles que reside a fonte principal e permanente da soberania/legitimação do governo, que tem sempre um mandato limitado. O actual termina já no próximo ano.
As minhas desculpas dirigidas aos moçambicanos são, pois, em nome do Estado angolano que eu também represento, que a partir de 1992 ganhei o direito de representar com o meu voto e a minha participação activa na vida nacional.
Sorry Moçambique e um grande Kanimambo pela vossa amizade que é maning nice..."
PS- O incidente com os jornalistas moçambicanos trouxe à superficie (mais uma vez) a forma como as instituições oficiais manipulam a realidade dos factos, sempre que são apanhadas em contra-mão.
Ficou assim provado que em Angola os porta-vozes oficiais mentem com todos os dentes que têm na boca, sempre que a ocasião assim o "aconselhe".
Mas o que é mais grave é que não lhes acontece nada.
Tudo numa boa!