segunda-feira, 19 de março de 2012

A hipótese B e o futuro de Angola


Com base em três hipóteses, no inicio deste mês, o Ismael Mateus (IM) convidou-nos no facebook a fazer alguma futurologia em torno da crise politico-eleitoral que se instalou no país.
(Felizmente já lá vão os tempos das crises politico-militares...)
[Acabo de ver a reacção da UNITA ao comunicado do conselho da magistratura. Diz que a UNITA que não irá recuar. Aparentemente o MPLA também. A UNITA não conseguiu fazer passar a discussão para o campo politico. Mantém-se no plano jurídico. O que vai acontecer? 
Hipótese A: O MPLA ou a UNITA um deles recua. 
Hipótese B: ninguém recua e a UNITA não participa nas eleições. 
Hipótese C: encontra-se uma alternativa que politicamente deixe os dois partidos com cara limpa como manter a presidente mas fazer outras concessões. 
O que voce acha que vai acontecer?- IM]
O tempo está a passar mas as coisas continuam mais ou menos na mesma, no que toca ao surgimento de uma luz no fundo do túnel. Como contributo para esta tentativa de prever o futuro que é já amanha vou aqui desenvolver (engordar) a hipótese B avançada pelo IM.
Nesta hipótese todos os partidos que hoje estão em "greve" mais os seus aliados extra-parlamentares decidem não participar nas eleições, optando pelo boicote aberto e fazendo um apelo generalizado a abstenção/voto em branco dos seus potenciais eleitores.
Ao abraçar esta hipótese, a Oposição pretende obviamente esvaziar a legitimidade da mais do que provável vitória do MPLA, ao mesmo tempo que se protege do fantasma da extinção, por causa da clausula 0,5%.
As eleições são convocadas e realizadas.
O MPLA e o seu candidato natural ganham o pleito com mais de 90% dos escrutínios, mas a taxa de abstenção/votos em branco ultrapassa os 50%, aguardando sentada pelo pós-eduardismo, tendo como provável que esta será a última eleição em que JES participa, o que pode, entretanto, não se confirmar.
Em mais de 32 anos de consulado iniciado em Setembro de 1979, JES em 2012 é pela primeira vez eleito Presidente de todos os angolanos, mas a vitória pode saber-lhe a muito pouco ou a quase nada...