sexta-feira, 16 de março de 2012

Reencontro com a história


Pela primeira vez desde que o país ascendeu à independência, o 15 de Março é assinalado como uma data oficial.
Consta agora da lista das celebrações da República com a designação de "Dia de Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional".
Foram precisos mais de 36 anos para o 15 de Março ganhar estatuto oficial, 51 anos depois da UPA ter dado no inicio no norte de Angola a sua campanha militar contra a presença portuguesa.
A primeira celebração oficial do 15 de Março contou com apenas com a presença de um Vice-ministro e do líder de uma das facções da FNLA (Lucas Ngonda) que é a herdeira da UPA...



Margarida Paredes ‎"Dia de Expansão da Luta Armada de Libertação Nacional". A história tornou-se um campo de luta política. Um dia o 15 de Março será feriado nacional.



Reginaldo Silva Ainda não temos história. O que vamos tendo são apenas "estórias" da história. O que prevalece para já é a historiografia dos vencedores.


António Setas Mais uma vergonha a juntar a tantas outras. Nem vale a pena comentar. Embora admita que a violência selvagem do acontecimento, não seja abonatória para nós, angolanos.



Margarida Paredes António Setas essa da "violência selvagem" deve estar a referir-se à repressão que os angolanos, sobretudo os protestantes, fiéis, catequistas e pastores, sofreram após o 15 de Março por parte das autoridades coloniais e colonos.