A Ecclésia promoveu esta quarta-feira um debate interactivo com os ouvintes sobre a utilização das passagens para peões em Luanda
A minha conclusão: Há muito poucas ou quase nenhumas. As estradas estão a ser feitas a pensar apenas nas viaturas.
Depois é que se fazem as passagens se começar a morrer muita gente.
O debate deveria ser sobre o tipo de projecto (estrada) que está a ser construído em Luanda, tendo como referência as chamadas vias estruturantes.
Domingo Francisco Silva Leitinho ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO CONSIGO, CAMARADA REGINALDO. FALTA PASASGEM PARA PEÕES.
Jose Sebastiao REFORÇO DIZENDO AS POUCAS QUE EXISTEM SAO SUB APROVEITADAS OU NAO HA CULTURA DE UTILIZAÇAO, UM DOS EXEMPLOS É A PONTE PROXIMA AO JUMBO. FIQUEI HORRORIZADO COM O CHEIRO NAUZEABUNDO QUE SENTI!
Marina Rosarinho Paiva De facto foi uma coisa que me saltou a vista,as estradas em Angola sao apenas a pensar, e mal, nas viaturas, e segundo noticias dadas na propria TPA Angola e' o terceiro pais com mais sinistralidade nas estradas.Mas segundo a mesma TPA Angola FAZ.....hummm que sera' que faz?A razia do povo angolano?Por esse andar como ja' nao temos guerra para dizimar o povo temos as estradas para acabar com o servico.
Amorozo Miguel Concordo com a sua conclusão Kota Regí, é a realidade que os projectistas destas obras, planos, projectos, esquecem. Primeiro pensam no Betão, depois é que nas pessoas ( consequências).
Carlos Roque Por algum motivo a Deolinda Rodrigues tem o maior índice de mortalidade de peões... quem conduz ali tem de ter 50 olhos... e à noite então... e os pobres peões? os carros nunca param...
Reginaldo Silva Eu acho que em vez de vias estruturantes, seria mais apropriado chamar-lhes vias experimentais, pois o projecto nunca está completo...
António Francisco Venâncio Sugeri publicamente que promovessemos um debate serio sobre as estradas no pais, e me parece que podera acontecer um dia, mas envolvendo os quadros nacionais que possam se expressar sem receios infundados! Infelizemnete ainda temos alguns dos nossos que nao reconhecem as mudancas havidas na nossa liberdade de expressao e preferem calar-se ou apoiar de olhos fechados...
Osvaldo A Inácio On the money, Reginaldo Silva! Passo todos os dias por algumas das ditas vias estruturantes... Sao ainda mais perigosas ah noite, totalmente escuras, nao ha farois que aguentem... Daqui a pouco os peoes vao ter de utilizar coletes reflectores para atravessar as estradas...
Machado Mendes Eu acompanhei o debate e achei interessante pelo nível de participação dos ouvintes, ouvintes que estiveram no geral muito bem porém, não sei se é impressão minha ou não mas, sinto que o Manuel Viera (que para mim já foi dos melhores moderadores que eu conheci enquanto ouvinte e participante ouvinte de diversos programas radiofónicos), ficou um pouco a dever em termos de exploração do próprio tema mesmo quando alguns ouvintes apontassem outros elementos de reflexão porque senão vejamos um pequeno exemplo: Um dos ouvintes disse, "As pessoas que vendem nestas passagens aérias tem a plena consciência de que é errado vender nestes locais, mas só lá vam porque lá há maior fluxo de população e lhes tiraram os mercados". Um outro disse a questão das passadeiras aérias em Angola é um caso novo, então como é que se educam as pessoas no sentido de fazerem melhor uso destes locais? Enfim falou-se de colocação delas em locais inapropriados e noutros casos em falta delas... Penso que se podia explorar melhor o tema e teriamos um debate mais inclusivo e proveitoso em termos de resultados para qual o tema foi proposto.
Armando Gonçalves Jorge Na verdade constroem-se as estradas pensando nos carros. Do aeroporto a gamek só temos duas passagens superiores duas ou três passadeiras de peões para uma extensão de quase 5km. Na estrada de catete até viana mesma coisa, na estrada de cacuaco idem. E isso sem falar as bandas de mudanças de sentido que são verdadeiras paredes no meio das estradas. Tá tud paiado com com este MPLA/JES grande cota