sábado, 30 de abril de 2011

Internet/Redes Sociais: Palavra de Rei (tb) volta atrás

 Na intervenção que fez esta sexta-feira na abertura do Congresso Extraordonário do seu partido, que lidera há mais de 32 anos, JES alterou substancialmente a ideia sobre a Internet/Redes Sociais que tinha manifestado no passado dia 15 de Abril.
A hostilidade/agressividade do pronunciamento anterior deu lugar a um tom mais simpático, muito mais simpático e sobretudo muito mais lúcido.
JES disse que o MPLA tem que se adaptar aos novos meios de comunicação e chegou mesmo a falar na necessidade de os utilizar como mais uma plataforma de diálogo.
De facto a manhã cinzenta e fechada do passado dia 15 de Abril deu agora lugar a uma manhã mais luminosa e esclarecida neste 29 de Abril, com JES a afinar o seu "speech", o que certamente lhe vai proporcionar outros dividendos, bem diferentes daquele que recolheu quando exortou os seus camaradas a "estar atentos e desmascarar os oportunistas, os intriguistas e os demagogos que querem enganar aqueles que não têm o conhecimento da verdade".
É caso para dizer que a palavra de Rei também pode voltar atrás...
________________________________________________________
________________________________________________________
A invenção da Net libertou a humanidade do controlo editorial dos médias tradicionais, com todos os riscos e perigos que esta extraordinária abertura veio, entretanto, colocar nas agendas políticas nacionais e internacionais.

Já há algum tempo que se discutem as melhores formas de fazer coabitar o aumento da liberdade de informação trazida pela Net com igual ou semelhante dose de responsabilidade, que o direito positivo da maior parte dos países exige.
Trata-se de uma relação que para já ainda está muito difícil de equacionar de forma mais consensual, quanto mais de implementar, considerando a complexidade do novo média e a sua extraterritorialidade, o que naturalmente não facilita o pretendido controlo e ainda bem, para as vozes que defendem a Internet como um espaço livre de qualquer regulamentação.