quarta-feira, 6 de abril de 2011

Benguela abraçou o jazz

Conforme estava previsto aconteceu nos dias 2 e 3 de Abril, o 1º Festival de Jazz de Benguela, promovido pelo Rasgado Jazz Clube do Chico Babalada, meu amigo de longa data, quando o país dava os primeiros passos.
Associei-me directamente ao projecto aceitando, a muito custo, a tarefa/responsabilidade de apresentar o Festival que em principio veio para ficar, como mais uma referência anual da agenda cultural de Benguela.
A muito custo, porque terá sido a segunda vez ao longo da "minha carreira artística" que subi a um palco para apresentar um espectáculo.
A primeira foi há cerca de vinte anos no Karl Marx e ao que me lembro o espectáculo tinha a ver com uma homenagem ao eterno Ngola Ritmos.
Como dá para muito facilmente perceber, não sou bem um especialista nesta área do show business (nem pretendo vir a ser), mas em nome de uma velha/sólida amizade com o Chico Rasgado e de uma outra bem mais antiga que mantenho com o próprio jazz, lá subi ao palco do Cine-Kalunga de Benguela para durante dois dias desempenhar o papel de mestre de cerimónia do certame.
Com a excepção do Governador Armando da Cruz Neto que preferiu não estar presente e da chuva que não deixou a Yola Semedo terminar a sua actuação, tudo correu muito bem, tendo no primeiro dia o Kalunga registado uma casa cheia.
No segundo dia as coisas não correram tão bem em matéria de adesão do público o que quanto a mim era previsível, tendo em conta a novidade da iniciativa em terras benguelenses, mas não só.
Mesmo em Luanda e com as grandes vedetas que os últimos dois festivais internacionais de jazz já trouxeram até à nossa capital, o espaçoso Cine Atlântico não chegou a registar grandes enchentes.
A fotografia ilustra o momento em que o Festival de Jazz de Benguela, com a presença do Chico Rasgado em palco, prestou uma muito justa e merecida homenagem ao nosso Gerónimo Belo, sem dúvida a principal referência da divulgação do jazz entre nós.
O Gégé foi um dos muitos luandenses que foi até ao Cine-Kalunga prestigiar com a sua presença o 1º Festival de Jazz de Benguela, que foi um grande sucesso de organização, entregue a uma empresa que percebe do assunto.
Os patrocinadores e o público fizeram o resto.