terça-feira, 31 de março de 2009
Jornal de Angola poderia ter prestado um melhor serviço público
O Jornal de Angola publicou na sua edição de 28 de Março um suplemento com os três discursos que o Presidente José Eduardo dos Santos fez durante a visita do Papa a Angola.
A iniciativa editorial do JA só seria louvável se o suplemento fosse abrangente, isto é, se desse à estampa o conjunto de todos os discursos proferidos no decorrer da memorável jornada.
Como se sabe, o Papa Bento XVI proferiu em Luanda oito discursos, sete dos quais podem ser consultados no site da Rádio Vaticano:
Discurso despedida de Angola
Discurso aos movimentos para a promoção da mulher
Alocução antecedente à oração mariana do Angelus
Homilia da missa de domingo com bispos da IMBISA, em Luanda
Discurso no encontro com os jovens, em Luanda, na tarde de sábado
A homilia do papa na missa de sábado de manhã, em Luanda
Discurso de boas-vindas a Angola
O oitavo discurso, considerado o politicamente mais relevante, foi proferido no salão nobre do Palácio da Cidade Alta no dia da sua chegada.
Como não sabemos quais são os planos do Jornal de Angola, aqui estamos nós a encorajar a sua direcção para nos brindar proximamente com um segundo suplemento que seria dedicado às intervenções do ilustre visitante, com as quais os angolanos de todas as latitudes e matizes têm certamente muito a aprender e a reflectir.
Em nome da cortesia a iniciativa do Jornal de Angola, permitam-nos o reparo, deveria ter priorizado os discursos do Bispo de Roma.
Como ainda nada está perdido, vamos aguardar, de preferência sentados, que o Director-Geral do diário governamental leia este apontamento e defira o nosso pedido em nome da mesma "Paixão pela imprensa" que é o lema das Edições Novembro, a empresa proprietária do Jornal de Angola.