quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A TPA, a nova imagem e o MPLA

A TPA anunciou para breve uma nova programação e uma nova imagem.

Um dos grandes problemas de imagem que a TPA tem de ultrapassar urgentemente é a sua colagem excessiva/obsessiva ao MPLA, no domínio da propaganda partidária.
Por outras palavras, diríamos que a TPA tem o MPLA como o seu patrocinador exclusivo, pois só transmite publicidade (spots) desse partido, o que viola de forma grosseira a Constituição e muito particularmente o seu artigo 17 no seu ponto 4.
Isto assim só pode ser República das Bananas.
O Semana em Actualidade, que já é o decano dos programas da TPA, sobreviveu e vai continuar na grelha com o concurso de outros espaços de debate, que o canal público está desesperadamente a precisar, para além da necessidade de introduzir o contraditório como um principio estruturante da sua informação, sobretudo ao nível da cobertura da vida político-partidária. Mas não só, como é evidente, pois o contraditório faz parte da vida, de uma vida que a TPA se recusa muitas vezes a retratar como recomendam as boas práticas do jornalismo independente.