segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Com os blogs somos mais cidadãos, mais livres, mais independentes (actualizado com debate)

Mais de cinco mil visitas depois, com entradas totalmente gratuitas, o morrodamaianga continua aberto 24 horas por dia, sem domingos, nem feriados. É só clicar e entrar. Ficar-lhe-íamos ainda mais agradecidos se, na saída, assinasse o nosso livro com um comentário qualquer, sobre o que bem entendesse. Temos recebido alguns, mas ainda são muito poucos para o número de visitantes que nos têm procurado dia após dia, oito meses depois de nos termos colocado na estrada. Com o acesso directo à utilização da Internet por parte de todos nós como meio de comunicação, sem mais necessidade dos websdesigners e dos servidores, ganhou certamente a liberdade de expressão e de opinião. A Internet tornou-se ainda mais democrática, mais popular, mais humana, mais nossa. A partir da entrada em cena dos blogs e de todas as outras facilidades que permitem o cidadão utilizar a rede mundial de computadores como a sua própria plataforma comunicacional para o que bem e melhor entender, perderam todos aqueles que ainda pensavam (e continuam a pensar) controlar uma liberdade que é fundamental. Para além de pensar, o mais grave é que eles agem em conformidade com o seu pensamento, particularmente quando, por qualquer acidente ou incidente histórico, têm nas mãos algum poder estatal. Aí é que a gente os conhece melhor. É de facto e de jure um direito que faz parte da própria Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estamos a falar do famoso artigo 19.
“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão". Este é que é o grande direito constitucional que todos temos e devemos exercer livremente, enquanto cidadãos de um país imenso chamado MUNDO, mas que muitos dos nossos controlistas querem, com o "fantasma" da responsabilização e através das suas leis verdadeiramente ordinárias, transformar em excepção ou num favor (benesse) dos seus respectivos governos.
A responsabilidade não é especifica de nenhuma actividade humana, sendo parte integrante e solidária de todas elas, o que está perfeitamente acautelado por qualquer código penal e em qualquer parte do mundo.
O grande problema que estamos com ele não é, pois, a responsabilidade. O grande desafio da humanidade continua a ser a liberdade, particularmente em países como Angola, saídos de regimes totalitários e onde os operadores do passado se mantêm praticamente os mesmos, com todas as "evoluções" que se reconhecem na sua cosmética (discurso oficial). De uma vez por todas, com os blogs acabaram os intermediários e todos os editores cinzentos do nosso quotidiano que andam por aí de lápis azul, de tesoura afiada, com o cadeado de alguma cela ou com uma pistola para nos amputarem o pensamento. Viva o bloguismo!
Gil Gonçalves disse... Ai é?! Pedido de esclarecimento!Gostaria de saber o motivo que o levou a apagar um comentário que publiquei no seu trabalho “da mina em Portugal”Foi por receio de ser uma citação de JES, do PR?Até agora estou receoso de publicar comentários, porque eles serão censurados.Have a nice day 2 de Fevereiro de 2009 1:38
Att Gil Gonçalves: O comentário a que se refere deve ser o que volto a publicar, pois o sistema permite-me fazer cópias fora deste espaço de todas as mensagens que me são enviadas. Não sei o que se passou, mas garanto-lhe que eu não censurei absolutamente nada, sendo prova disso este gesto.
Ai está o seu primeiro comentário:
Gil Gonçalves deixou um novo comentário na sua mensagem "Descoberta mina angolana em subsolo português?": «Uma lição se impõe claramente, é que as crises não são uma sina dos pobres; a falta de boa governação e de transparência, assim como a corrupção, não são uma insuficiência exclusiva dos países menos desenvolvidos.» Discurso do PR nos cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático.
Publicada por Gil Gonçalves em morrodamaianga a 26 de Janeiro de 2009 23:46
Nuno disse... Viva os blogs! 2 de Fevereiro de 2009 3:55
Assídua disse... Podemos ser mais cidadãos com os blogs, mas mais livres e mais independentes duvido. É que todos sabemos quem controla as Telecomunicações em Angola!!!!!! E parece que há uns "ciber-patrulheiros" que sabotam os debates em diferentes sites informativos. Nos blogs não sei.. 2 de Fevereiro de 2009 6:44 ELCAlmeida disse... Vê-se que a blogosfera angolana começa a dar passos cada vez maiores e sem medos.Mas como se sabe, nem sempre o que parece é. Infelizmente, e os dois já tivémos provas disso, há um controlo das telecomunicações, nomeadamente dos e-mails sobre alguns de nós.Mas enquanto as verdades, mesmo que poucas ou mitigadas, puderem penetrar na couraça daqueles que a temem e chegar àqueles que a desejam e veneram, os blogues, em geral, e os angolanos, em particular, estarão sempre prontos para a manter viva.E, entre eles, estarão - estão -, manifestamente, o "Morro da Maianga" e o seu mentor.Um abraçoEugénio Costa Almeida 2 de Fevereiro de 2009 7:18