quinta-feira, 4 de agosto de 2011

As minhas últimas bocas no facebook(retrospectiva)

Quando o advogado de defesa é o primeiro a ser julgado. É assim que por vezes funciona o tribunal da opinião pública. É um tribunal que não tem qualquer código de processo/regras.As minhas relações de amizade com William Tonet já têm mais 25 anos. É em nome desta amizade que lhe confesso publicamente a minha grande surpresa quando soube do seu envolvimento como causídico no processo Quim Ribeiro. Só isso...

(...)
O jornalista da Emissora Católica de Angola (ECA), Adão Tiago (AT), está detido desde ontem em conexão com a crise dos desmaios nas escolas. AT que é sub-editor da ECA também dá aulas de inglês numa escola do Sambizanga.
Cheira-me à "Lei da Rolha" na "República das Bananas", numa altura em que os "toton-macoutes" foram postos em estado de alerta máximo para tentarem controlar os danos colaterais...
(...)
A ter em conta o debate público promovido esta manhã pela Emissora Católica de Angola, a policia não conseguiu convencer minimamente a opinião pública de que a actual crise dos desmaios nas escolas será apenas uma crise de histeria colectiva, de ordem psicogénica.
(...)
Isaias Samakuva acusou hoje frontalmente e na sua presença, Abel Chivukuvuku de ser o responsável pela actual onda de agitação que varre a UNITA, por querer ser o numero 1 da lista do Galo Negro às próximas eleições gerais, previstas para o segundo semestre de 2012.
(...)
Os angolanos de sempre voltaram a ir as compras em Portugal. Desta feita compraram um banco falido a preço de saldo. Valeu? Não valeu? Só o tempo dirá. Os portugueses não gostaram. Eu, por outras razões, também não gostei.
(...)
É minha convicção que, de uma forma geral, toda a acumulação de capital "privado" em Angola foi feita com base no OGE. Isto para dizer, que não vejo grande mérito nos nossos capitalistas, que acabam apenas por ser uns vulgares salteadores da arca perdida...
(...)
A "gangue do betão armado" é mais poderosa do que se possa imaginar. Quando ela decide avançar, muito dificilmente há capacidade de a travar, porque ela faz parte do núcleo duro do sistema que nos governa. O que aconteceu em Luanda com o Palácio Dona Ana Joaquina (sobrou uma réplica) e com o Mercado do Kinaxixe ilustram bem o seu poder desta "gangue". Estou convencido que o seu próximo grande ataque será dirigido contra o Cine Atlântico na Vila-Alice.
(...)
 Malange, o regresso cerca de 40 anos depois...
A piscina municipal foi a única imagem que conservei nos arquivos mais profundos da minha memória relacionada com a primeira visita que efectuei a cidade de Malange, quando deveria ter pouco mais de 14 anos.
Lembrava-me de facto que durante os dois ou três dias que passei em Malange tinha estado ao lado de uma piscina que na altura se encontrava rodeada...


(...)
De bebedeira em bebedeira até à torra final! Venceu a tiba! A música ficou mais sóbria, mas mais pobre!
(na morte Amy Winehouse)
(...)
Começou a privatização das "nossas" praias, que agora vão passar a ser "deles"...
Agostinho Neto acertou em cheio. Regressámos efectivamente às nossas praias, que por sinal estão a ser muito mal tratadas, de tão sujas que elas andam.
O que AN não previu é que o jovem seu sucessor iria anos mais tarde fazer uma interpretação tão "possessiva" (na primeira pessoa do singular) deste regresso. Só falta conhecer o nome da empresa que vai fazer a gestão da "orla costeira".
(...)
A privatização dos bens públicos é um processo que está em marcha há muito tempo. Esta é apenas mais uma etapa...