sábado, 20 de agosto de 2011

Retrospectiva dos meus últimos dias no Facebook (2)



[O morrodamaianga não se transferiu para o facebook, mas é um facto que temos estado mais presentes aqui ao lado, desde que no passado dia 6 deixamos a banda para este périplo pelo gigante norte-americano, que já vai na sua segunda semana. Por isso, o convite uma vez mais está feito. Aqui e aqui, o morro é o  mesmo.É só mesmo uma questão de "estratégia".]
(...)
O "camarada" Sarampo está de regresso e em força à Cabinda. Os números avançados hoje pela Ecclésia, são preocupantes. Este "camarada" não gosta mesmo nada das nossas crianças.
(...)
Na cidade de Louisville três rádios publicas reunidas num mesmo projecto, sobrevivem graças às contribuições/doações dos ouvintes (1 milhão de USD) e dos empresários (2 milhões ). O Estado apenas contribui para 8% do seu orçamento anual.

(...)
Estou em Louisville, a terra de Muhammad Ali que já se chamou Casius Clay. Na relação com os USA, uma das coisas que menos me agradou foi uma vez destas em Luanda um diplomata negro norte-americano ter-me confessado que eu era parecido com o Mike Tyson. Sidney Poitier ou Denzel Washington seria pedir muito, mas as minhas semelhanças bem poderiam ficar pelo Clay, que já não era muito mau...
(...)
Só haverá espaço para sabedoria, quando expulsarmos do nosso território o medo/receio de pensarmos em voz alta...
(...)
O deputado João Pinto disse hoje a Ecclésia que a corrupção contribuiu para o surgimento de elites em algumas sociedades onde elas não existiam. Elites corruptas?!?
(...)
Em San Diego conhecemos uma reserva india. Da tribo dos baronas apenas restaram 400 "exemplares", como resultado do seu devastador contacto com os "caras pálidas", iniciado há vários séculos, com a conquista do "oeste selvagem". Histórias destas relacionadas com a chacina dos americanos originais é o que há mais por aqui. Dá vontade de chorar...
(...)
Nos States e depois de terem massacrado os indios, os novos donos do país, os "caras pálidas", começaram no inicio do século passado a reconhecerem alguns direitos de superficie aos autóctones, com a consequente implantação das reservas (nações indias), que no fundo são os outros estados unidos que não têm direito a uma estrela na bandeira norte-americana.

(...)
Curiosamente em Angola e depois duma primeira tentativa de se delimitarem as chamadas terras tradicionais/comunitárias, foi o próprio Governo que acabou por suspender este processo, que estava a decorrer nas provincias de Benguela e do Huambo.
Os "nossos indios" correm o risco de ficar pior que os seus parentes daqui.
Os "nossos caras pálidas", os da "esquerda dinâmica/socialismo democrático" já deram provas do que são capazes na conquista a custo zero das aráveis terras angolanas...
(...)
Tristezas não pagam dívidas. O MPLA e a UNITA têm uma grande dívida com Angola e os angolanos, sem contar com os juros de mora que foram os cerca de 30 anos de guerra civil.

Por favor, ainda só agora começaram a reembolsar-nos e já querem meter outra vez kilapi?
(...)

Esta universidade por nós visitada em San Diego é uma das muitas que nos Estados Unidos tem um Departamento de Jornalismo.

As universidades que ensinam jornalismo por aqui têm normalmente à sua disposição uma organização (do tipo empresa) perfeitamente estruturada que transmite uma emissão de televisão/rádio a par da edição de um jornal impresso/on line.
(...)
ANGOLA um dos três "empatas" da organização acaba de assumir pela segunda vez presidência rotativa da SADC. Definitivamente, vai ser (mais) um ano mau para o projecto de integração regional.

A expulsão dos jornalistas e activistas marcou o arranque desta presidência.
A SADC deve ser também uma comunidade de cidadãos e não apenas um clube de estados/governos...