quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Premonições:Obama igual a Gorbatchev?
Os norte-americanos poderão não achar muita graça a esta comparação, considerando que Mikahil Gorbatchev é acusado (com alguma justiça) de ter sido o grande responsável pelo fim do comunismo e do império soviético.
Alguns comunistas, como o já falecido Álvaro Cunhal, até hoje estão convencidos que ele estava mancomunado com a CIA.
Se a comparação fizer algum sentido, o que salvaguardadas as devidas distâncias até faz bastante, teremos agora Barack Obama a iniciar o mesmo processo nos EUA, numa altura em que a KGB há muito que já desapareceu do mapa da geopolítica mundial.
O que é facto, é que todos (menos os interessados) parecem concordar com a necessidade de colocar uma mão de ferro nos patifes de Wall Street.
Não será este assalto (controlo) o fim do próprio capitalismo liberal conforme ele foi concebido e tem vindo a ser gerido nas últimas décadas?
O que é facto também, é que Obama questionou esta semana, frontalmente, a consistência do actual modelo capitalista.
“A questão que nos é colocada não é se o mercado é uma força para o bem ou para o mal. O seu poder de gerar riqueza e aumentar a liberdade é ímpar, mas esta crise veio lembrar-nos que, sem um olhar atento, o mercado pode descontrolar-se, que um país não pode prosperar durante muito tempo quando só favorece os ricos. O sucesso da nossa economia nunca dependeu apenas da dimensão do nosso Produto Interno Bruto, mas do alcance da nossa prosperidade, da habilidade de estendermos a oportunidade a todos os que a desejarem, não por caridade mas porque é a via mais segura para o nosso bem comum”.
Oh Barack, isto não te cheira a socialismo?