sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O que os jornalistas não devem fazer (nunca)

Nós percebemos as aspas, mas mesmo com aspas os jornalistas não devem nunca caçar com a polícia, seja quem fôr. Os jornalistas só podem "caçar" notícias. A notícia por principio deve evitar o julgamento sumário e a condenação, mesmo quando a situação é de aparente flagrante delito.
Os jornalistas podem aceitar um convite da polícia para participar numa "caçada", mas já não podem "caçar".
Ao aceitar acompanhar a polícia numa "caçada", o jornalista deve ter todo o cuidado em reportar os factos com todo o rigôr e distanciamento crítico possível em relação a operação em curso.
Nestas "caçadas" há sempre muitas coisas complicadas que podem acontecer, onde se inclui a detenção de inocentes ou mesmo a sua morte, para além de outros excessos.
Por tudo isto e por muito mais, recomenda a ética da responsabilidade jornalística, que o profissional faça dos factos que foi convidado a cobrir apenas a matéria prima de uma reportagem muito sensível, onde deve observar todos os protagonistas com igual cuidado e atenção e não ter receio depois de apontar o dedo à própria polícia por algum facto que considerar menos positivo ou menos transparente na sua actuação.