terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ainda a famosa Batalha do Cuito Cuanavale e o papel dos cubanos

Numa das minhas recentes voltas pelo espaço infinito que é a Internet deparei-me com mais uma interessante contribuição sobre o nosso passado histórico relacionado com os factos ocorridos no Cuito Cuanavale, onde se deu a famosa batalha que, na década de 80, alterou o rumo da história na África Austral.
Sobre este assunto pode revisitar as minhas abordagens em: http://morrodamaianga.blogspot.com/2010/04/cuito-cuanavale-22-anos-depois.html/
Apesar do autor ser desconhecido (anónimo), ele apresenta-se como um dos soldados governamentais que participou da batalha, sendo a sua versão dos factos particularmente dirigida ao Estado-Maior das FAPLA da época, com o propósito de contrariar frontalmente o discurso oficial que prevalece até aos dias de hoje. Nesta contribuição um dos destaques vai para o papel dos cubanos e de Fidel Castro na referida contenda.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
"(...) Porque é que o Sr. General [Ngongo] não [fala da] falta de visão estratégica demonstrada na altura pelo Estado Maior ( Ndalu, Petrov, e o Sr. ) enviando brigadas ( 16, 21, 47 ) em direcção à Mavinga, sem se preocuparem com a cobertura dos flancos, assegurar a retaguarda e sem preparar planos de recuo, prevendo uma forte reacção do inimigo, como aconteceu.
O Sr. senhor, assim como eu (fui da 244 brigada-Comando brigada adstrita ao EMG das FAPLA), sabemos que as brigadas foram bloqueadas na região do Chambinga, e todo o apoio aéreo que se tentou, revelou-se num desastre total, porque a Forca Aerea quase ficou sem Helicopteros ( foram todos abatidos ).
Foi ou não assim, que a brigada 21 (não a 47, entretanto duramente castigada) desapareceu Sr. General?
Recuados até ao Cuito Kuanavale, a mesma falta de visão, continuou a manifestar-se, colocando as brigadas 54, 25, 44 e 47 espaçadas de varios kilometros entre si, mesmo com a advertencia dos Cubanos sobre o perigo deste espaçamento.
Os Sul-Africanos introduziram-se na brecha entre a 25 e a 54, para isolar esta.
Graças a pronta e vigorosa intervenção da Divisao 50 ( forca de elite Cubana) evitaram o pior. Foi daqui que, devido ao descontrolo, acusacoes e recriminacoes que reinava na Dir. De Operacoes devido ao previsivel desastre militar, que FIDEL CASTRO, pediu a JES que o commando de todas as tropas e operacoes passassem para si. E FIDEL comandou as operacoes a partir de CUBA, transmitindo todas as orientacoes directamente ao General POLO.
É verdade que os Sul-Africanos nao tinham outra alternativa senao retirar, quer devido a conjuntura internacional, quer devido a forte determinacao de Fidel em alastrar o conflito até a Namibia se se desse o caso de os Sul-Africanos teimarem em continuar com incursoes constantes em Angola.
Lembro-me que na altura falava-se já na destruicao de RUACANA e OSHAKATY e os MIG’s ja’ sobrevoavam o norte da Namibia."
============================================================
Anónimo disse...
Li com imensa atenção as afirmações do oficial em causa:
- Os aspectos de ordem estratégica para a tomada de Mavinga poderão obviamente ser questionadas, nomeadamente a não previsibilidade da intervenção Sul-africana na nascente do rio Lomba, já que no confronto FAPLA/FALA, pelo menos nessa direcção a desproporção era esmagadoramente favorável as forças governamentais.
- Outro aspecto importante e que é necessário igualmente realçar, que nessa batalha as FAPLA retiraram a capacidade da iniciativa estratégica áerea aos sul-africanos com a introdução dos misseis OSAKA nas brigadas em progressão e dos PECHORRA, é que os sul-africanos passaram a bombardear de forma ineficaz a elevadas altitudes, o tipo de baixas sanitárias falam por si, reconheçamos todavia a elevada superioridade da artilharia sul-africana nomeadamente os canhões prepulsáteis G5 e G6 com alcance de quase 45 Km.
- Não acho que alguém de boa fé não reconheça o que aconteceu a famosissima brigada 47 na nascente do Lomba, não isso que transformou o teatro operacional.
O grande factor determinante, foi a incapacidade dos sul-africanos tomarem o Cuito-Cuanavale nessa famosa Batalha por vários factores que acho importante realçar:
1- Os sul-africanos ao aproximarem-se a menos de 30 Km do CC ficaram ao alcance das nossas baterias de artilharia os famosos Mona Caxito como sabemos têm maior capacidade de destruição e obviamente julgo que ninguém de boa fé esconde isso a eficacia dessa artilharia manejada principalmente pelos cubanos e igualmente por angolanos.
2- O Campo minado de mais de 20 km ? onde foram capturados os Cinturions foi igualmente determinante e para lá do Rio CC não estavam cubanos mais a heróica 25ª Brigada Comandada pelo actual T-General Valeriano.
3- O grande problema na Batalha pelo CC é a de que se criou um impasse e equilibrio estratégico, desfeito pelo desdobramento das forças principalmente de artilharia cubanas para o Calueque e Ruacanã, nesse aspecto não endeusemos Fidel pessoa de quem tenho imensa consideração.
Em minha modesta opinião o grande estratego da viragem foi o General Óchôa, ele sim teve a visão estratégica de ter mudado o rumo dos acontecimentos, eu tive a oportunidade de ter visto a sua discussão com o General Constantinov Assessor principal do então ministro Pedalé.
3- Julgo não ser correcto reduzir o papel das Forças Governamentais a meros figurantes na Batalha do CC ,revela uma atitude míope na avaliação dos vários intervenientes,os cubanos tiveram o seu assim como as Fapla tiveram o seu ,ambos determinates para não tomada do CC pelos sul-africanos.
É salutar continuarmos a discutir a Batalha do CC descomplexadamente sem certificado nenhum de menoridade ,e igualmente com pela contribuição dos nossos irmãos e compatriotas que estiveram no outro lado da barricada.
4- Outro dado é que do ponto de vista histórico houve um lado vencedor e este não foi claramente o Apartheid ou há alguma dúvida?
Um abração ao meu amigo dos debates do nosso PREC, pelo teu espaço de debate neste morro da maianga 3 de Agosto de 2010 12:16