quinta-feira, 4 de junho de 2009

Flashback da semana

A partir desta semana passaremos de forma regular a ir ao baú das nossas letras para fazer ressuscitar alguns textos, escritos e publicados em anos anos anteriores, que achamos que mantêm algum interesse, pertinência e mesmo actualidade.
Afinal de contas, somos um país de esperanças idosas, onde os grandes problemas, pelo menos enquanto se mantiver a actual mancha de miséria, pobreza e exclusão social, continuam a ser básicamente os mesmos.
A guerra convencional das armas, que está na origem da maior parte dos problemas que vivemos actualmente, felizmente já deixou de enfernizar a nossa vida.
Parece-nos ser, contudo, uma felicidade de pouca duração, pois outras "guerras" como a da delinquência juvenil e da criminalidade violenta, já entraram para o nosso quotidiano com a força da instabilidade que qualquer conflito acaba, inevitavelmente, por provocar e alimentar.
Em recentes declarações ao Semanário Angolense, o Comandante da Policia de Luanda, Joaquim Ribeiro, admitiu claramente que o grande problema que a sua corporação enfrenta é a "facilidade espantosa" com que os grupos de jovens e não só, associados ao crime, se renovam.
Um destes grupos que actuava no Sambizanga, o "Cem Tropas", chegou a integrar cem elementos, como o próprio nome indica, o que fala bem dos contornos da "nova guerra" que já estamos com ela.
"Os gangs que se multiplicam por Luanda são uma dor de cabeça para a Policia e exigem de nós mais profissionalismo, mais eficácia e mais eficiência..."- pontualizou o responsável policial.