quarta-feira, 8 de setembro de 2010

8 de Setembro, Dia Mundial da Alfabetização

MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU- 8 DE SETEMBRO 2010-DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO "Este ano, o Dia Mundial da Alfabetização pretende realçar o papel importante que a alfabetização desempenha no empoderamento das mulheres. A alfabetização muda a vida das mulheres, das suas famílias e das sociedades.
As mulheres alfabetizadas terão mais probabilidades de enviar os seus filhos para a escola, especialmente as raparigas.
Ao aprender a ler e a escrever, reforçam a sua autonomia económica, participando activamente na vida social, política e cultural dos seus países. Investir na alfabetização das mulheres gera dividendos importantes em matéria de desenvolvimento. A alfabetização das mulheres tornou-se uma das grandes prioridades políticas nos últimos 10 anos, desde o Fórum Mundial da Educação, que teve lugar em Dacar, e durante o qual os governos fixaram como objectivo, reduzir para metade o número de adultos analfabetos até 2015.
A Década das Nações Unidas para Alfabetização, que decorre desde 2003 até 2012, permitiu dar um novo impulso a favor da redução do analfabetismo. As taxas de analfabetismo têm vindo a baixar e, no entanto, ainda hoje, um em cada seis adultos não sabe ler, nem escrever, enquanto que dois em cada três analfabetos são mulheres. É necessário que de dediquem mais fundos e se intensifiquem as acções de sensibilização a favor de programas de alfabetização de qualidade que reforcem o empoderamento das mulheres e, ao mesmo, assegurem que as raparigas e rapazes que frequentam o ensino primário e secundário, não sejam uma nova geração de analfabetos.
Hoje, a UNESCO atribui Prémios Internacionais de Alfabetização a programas de excelência e de inovação levados a cabo na Alemanha, Cabo Verde, Egipto e no Nepal. Cada um dele constitui uma prova tangível da influência positiva e profunda da alfabetização de mulheres que vivem em meios muito diversos – desde ambiente rurais a comunidades urbanas de emigrantes. Programas como estes, deveriam ser reproduzidos e alargados em todo o mundo. Cada mulher alfabetizada representa uma vitória sobre a pobreza.
Neste Dia Mundial da Alfabetização, exorto todos os governos, doadores, organizações não-governamentais e a todos os parceiros do desenvolvimento, a permitirem as mulheres, onde quer que estejam, tenham acesso à alfabetização, um dos pilares do desenvolvimento e da prosperidade.
Empoderar uma mulher através da alfabetização significa empoderar-nos a todos nós."