quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Pela 1ª vez Fidel Castro reconhece ter sido um ditador
Custou, mas foi. Passaram-se, entretanto, mais de 50 anos. Pela primeira vez e de forma inequívoca, desde que em 1959 se tornou líder da revolução cubana, Fidel Castro reconheceu o caracter ditatorial do estado que ele mais os seus barbudos da Sierra Maestra implantaram na grande ilha caribenha.
O mea-culpa foi feito numa entrevista que concedeu esta semana a um jornal mexicano a propósito do tratamento brutal dispensado aos homossexuais na "sua" Cuba revolucionária.
Espera-se agora que Fidel tenha a mesma honestidade quando se referir ao tratamento dispensado pela "revolucion" aos negros cubanos, pois também são muitas as acusações de racismo e discriminação que pesam sobre a sua cabeça.
Com a idade e a decadência física a aumentarem em paralelo com o peso da sua consciência pelos excessos do "socialismo moreno", Fidel Castro pode ter dado inicio com esta confissão a um processo de catarse de consequências imprevísiveis para a imagem da revolução sem mácula.
O receio é que os outros barbudos o mandem calar, por temerem que a sua incontinência verbal possa ir longe de mais.
[A perseguição de que os homossexuais foram alvo em Cuba, há quase 50 anos, foi recordada por Fidel Castro, esta terça-feira. O primeiro-secretário do Partido Comunista cubano admitiu ter sido o «responsável último», apesar de dizer que não é homofóbico.«Se alguém é responsável, esse sou eu. Está certo que, naquele momento, não tinha como me ocupar do assunto», disse, em entrevista ao jornal mexicano La Jornada. Fidel Castro qualificou a perseguição como uma «grande injustiça».O dirigente cubano lamentou ainda não ter prestado «atenção suficiente» ao problema – os homossexuais foram acusados de serem «contra-revolucionários» e obrigados a trabalhos forçados – e não ter corrigido a situação. Recorde-se que a homossexualidade em Cuba foi despenalizada nos anos 1990. Desde 2008, o sistema nacional de saúde cubano permite a realização gratuita de operações para mudar de sexo.
In http://www.bola.pt/ 08:13 - 01-09-2010]