sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Comité Central do MPLA entrou de férias?
No ano que está quase a terminar, as mais de duas centenas de membros do CC do MPLA não foram convocados uma única vez para se pronunciarem em plenário sobre o país que o seu partido dirige há mais de 35 anos.
Na passagem de mais um aniversário da fundação (?!?) do MPLA, alguém de dentro do próprio EME chamou a nossa atenção para estas "férias" prolongadas do CC.
Afinal o CC é o órgão que dirige o partido no intervalo dos seus congressos. Ou não será bem assim?
Na última vez que o CC se reuniu, em Novembro do ano passado, o Presidente do MPLA decretou uma "espécie de tolerância zero" contra a corrupção. Que venha pois a próxima reunião do CC para se fazer o balanço desta espécie de campanha, que parece já ter caído no esquecimento, como se constatou no Estado da Nação feito em Outubro e mais recentemente na própria Declaração que o BP que acaba de emitir por ocasião da efeméride que hoje se assinala.
PS- Permitam-me a "intromissão" mas o MPLA como organização só surge alguns anos mais tarde na ex-Leopoldville (actual Kinshasa).
Como não há nenhuma acta constituinte que possa comprovar esta fundação, a data é, no mínimo, polémica.
Seja como for, acho muito curiosa a coincidência de datas entre a fundação oficial do MPLA em 1956 e a aprovação em 1948 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A curiosidade algo tétrica reside no facto do MPLA ter sido um dos partidos que em África mais violou os referidos direitos, sobretudo com a carnificina do 27 de Maio de 1977.