quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Mais medalhas pelos 35 anos da Dipanda

Assim é que está fixe, porque errar é humano.
Depois das desculpas a Samakuva, o Presidente vai esta sexta-feira medalhar os angolanos das outras sensibilidades politico-partidárias que lutaram pela independência e que terão sido "esquecidos" na primeira tentativa. O comunicado lido pela Analtina não diz exactamente isso, mas nós adivinhamos que assim venha a ser.
Era preferível que os medalhados estivessem todos juntos no mesmo dia e que o discurso do Presidente tivesse naturalmente em conta essa realidade.
Chamou-me, entretanto, a atenção o facto de nesse "speech" JES não ter feito qualquer referência mais explícita ao seu MPLA, o que traduziu algum cuidado da sua parte em não carimbar as cores da luta contra o colonialismo apenas com as do seu movimento.
Seria um grande momento de reencontro e de reconciliação, por ocasião dos 35 anos da Dipanda se todos os combatentes estivessem juntos o que aconteceria pela primeira vez.
Mas como o programa das festividades ainda não está encerrado, vamos assim ter mais uma oportunidade para reflectirmos sobre a importância da efeméride.
É pois com alguma expectativa que aguardo pelo discurso de JES, caso o "Camarada Presidente" decida voltar a botar faladura.