quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Gostei do discurso do Kota Robas
A sério que gostei mesmo.
Foi um discurso robusto, bem estruturado e acutilante.
Para acordar os decisores políticos. Para relançar o debate a nível nacional.
Fiquei depois é sem perceber, daí a piada do cartoon, se os empresários angolanos são todos os que têm a nacionalidade angolana, ou se são apenas aqueles que militam no MPLA.
É que tendo sido um encontro partidário e não tendo havido um esclarecimento suficiente sobre o alcance da iniciativa do BP, fiquei com a impressão que o MPLA só está preocupado com a sorte dos seus empresários.
Um empresário que se assume com as cores de um outro partido, dificilmente singra na "nossa economia de mercado".
Com isto, não quero dizer que todos os empresários afectos ao M sejam casos de sucesso, pois sei que não é assim que as coisas se passam, numa altura em que as grandes e pequenas divisões existentes actualmente no seio da "galera rubro-negra" são resultantes de diferentes choques ao nível da chamada gestão dos interesses privados dos seus membros, tendo como pano de fundo um novo valor acrescentado chamado ganância, que também é conhecido na nossa gíria por trungungu.
Acho, entretanto, que para um empresário que não seja do M e tenha a coragem de dizer que não é, nem quer ser, pois também tem o partido dele no coração, as coisas ficam infinitamente muito mais difíceis no que toca ao acessso as tais facilidades do Estado.
(cont)