quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O mujimbo da semana

O mujimbo da semana finda foi a possível demissão de Roberto de Almeida do cargo de Vice-Presidente do MPLA.
O porta-voz do MPLA, Rui P. Andrade, já desmentiu o rumor, mas fê-lo em termos pouco simpáticos para com os jornalistas, para não utilizarmos outros adjectivos mais adequados.
Não havia necessidade para tanto.
Da última vez que houve um mujimbo deste nível, a informação acabou por se confirmar.
Estamos todos ainda bem lembrados da "novela Pitra Neto" e de como ela terminou...
O galã acabou mesmo por abandonar a cena, tendo depois alegado que não podia continuar a fazer sombra ao artista principal.
"Vale a pena ver de novo", pode ser o título da próxima novela do "prime time" da nossa política doméstica.
A ver vamos...
PS- Em abono da verdade não foi exactamente isso o que disse, ou melhor, o que escreveu Pittra Neto no seu livro lançado em 2009.
Para que não sejamos alvos de mais alguns impropérios da parte do porta-voz Falcão, aqui fica, ipsis verbis o que escreveu o antigo Vice-Presidente do MPLA no seu book:
"Foi com extrema facilidade que mantive durante mais de quatro anos uma visibilidade “low profile” traduzida na máxima de que o vice é sombra e sombra não brilha... Por opção e “ciência sobre o lugar”, afastamo- nos das luzes da ribalta e minimizamos o palco"
(...) "Podem as luzes, em certas circunstâncias, ofuscar não os que vêem mas aquele que é por demais visto... Se nesse campo há virtude a reconhecer, ela não deverá estar no aplauso à entrada do espectáculo mas na ovação à caída do pano" (...)
"Dada a natureza das funções, os objectivos traçados e o carácter do trabalho que tinha que desenvolver, entendi que não se afigurava nem necessário nem conveniente conferir traços de visibilidade recorrente à figura do vice-presidente do Partido. O mais importante era saber creditar sempre os activos e poder assumir os passivos resultantes da actividade" NA- Que cultura política é esta?
Muito estranha esta cultura...