quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LAC de volta aos telefonemas....


A Lac, Luanda Antena Comercial, anuncia para breve o surgimento de um novo programa chamado "Rádio Cidadania", para o qual os ouvintes podem telefonar colocando os problemas que querem ver abordados. 
Ainda não está claro se os telefonemas serão atendidos em directo ou se serão apenas registados em off para tratamento posterior. 
A ver vamos, pois tudo, em termos de avaliação, vai depender deste "insignificante" pormenor.
Em termos históricos, a LAC, com o saudoso "Livro de Reclamações" foi, no pós-abertura, a primeira emissora a utilizar o contacto telefónico com os ouvintes em directo, com uma agenda totalmente aberta a todos os temas e assuntos.
Por pressão política, o programa foi encerrado, já não me lembro bem ao fim de quanto tempo, tendo deste primeiro ensaio ficado na memória o famoso ouvinte que atendia pelo nome de Sérgio Godinho pelas contundentes críticas que fazia ao desempenho político do regime e muito particularmente do Presidente JES. Diz-se que o homem depois de localizado teve de abandonar o país por recear ficar sem a sua preciosa cabeça.
O primeiro debate das senhoras foi, entretanto, para o ar esta quarta-feira em substituição da "Sua Opinião", espaço que foi "bruscamente" retirado do Taxi Amarelo do João Armando e que fazia as delícias do auditório LAC, que participava dele em directo via telefone.
Por pura distracção só consegui ouvir a terceira e última parte do novo show da estação conduzido por Luísa Fançony, dedicada às questões internacionais, que, por sinal, esteve bastante animado no confronto de alguns pontos de vista das participantes. 
Como não ouvi todo o show não me é possível fazer para já uma apreciação de conjunto desta nova proposta da LAC no feminino, tendo, contudo, ficado mais ou menos claro, que Alexandra Simeão vai fazer a diferença para que o programa evite o risco de se transformar em mais um "coro religioso".