quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Kanjala...


Regresso em 2012 com esta nova imagem tirada na Kanjala, que já foi um dos piores e mais sangrentos cenários da guerra que durante longos anos (demasiados) devastou o nosso "país tão lindo, tão lindo, tão lindo", como cantou o André Mingas.
Hoje a Kanjala é apenas mais uma bela localidade angolana localizada na província de Benguela (município do Lobito), a espera que o investimento público/privado faça o "milagre" do crescimento e do desenvolvimento. Já tem uma estação de serviço mas precisa de muito mais tendo em conta as suas pontencialidades turísticas, mas não só.
De um amigo do Facebook recebi o seguinte comentário a propósito da história da Kanjala:
Manuel Fernandes Ainda bem que gostaste da viagem(terias ido dar um abraço ao Azulai)?Permite-me apenas um pequeno reparo,porque realmente muita gente não conhece a realidade(hoje apenas com interesse histórico). Na Kanjala nunca aconteceu uma batalha digna de registo, eu diria que a maioria esmagadora dos mortos aí registados durante a guerra e foram milhares, eram civis.O que acontecia , devido à geografia do terreno e à importancia que desempenhava na ligação Luanda-Benguela, a Unita estratégicamente atacavam tudo que por essa estrada passava, no sentido de não permitir funcionalidade na única via terrestre que ligava a provincia ao norte.O M.pla nunca conseguiu(apesar de aí ter colocado muitas forças) evitar os ataques que na maior parte das vezes eram feitos por pequenos grupos que se retiravam imediatamente para o interior. O resultado foi o que sabemos, mas eu afirmaria que a Kanjala é o local de Angola onde morrerarm mais motoristas vitimas de emboscada.Os mortos militares eram esporádicos.Ainda bem que isso são tempos do outro tempo, que nos devem servir de exemplo de que a guerra é sempre uma bestialidade.Um abraço, um bom ano para todos.