sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Luanda tem uma nova FM

A "Rádio Mais" é a nova alternativa que os radiouvintes da capital angolana têm à sua disposição em frequência modulada (fm) nos 99.00.
A emissora integra o mesmo projecto mediático (Média Nova) que está na origem do semanário "O País" e se prepara para lançar em Janeiro o primeiro canal televisivo privado denominado TV-Zimbo.
O grupo é igualmente proprietário de uma modernissima gráfica com uma capacidade instalada (quantidade/qualidade) que ultrapassa (de longe) tudo quanto é oferta nesta altura ao nível do parque local.
A nova rádio apresenta-se como sendo uma estação do tipo generalista, constituíndo nota de destaque ao nível da informação a parceria com a BBC entre as 20 e as 21, no espaço Grande Informação.
Em principio e no âmbito deste intercâmbio, o serviço português da BBC, no quadro da sua estratégia de "rebroadcasting", vai conseguir finalmente ser ouvido no FM angolano na integra, que era um objectivo que a estação britânica há muito perseguia sem grande sucesso.
O que até agora a BBC conseguira, foi apenas a transmissão pela Rádio Nacional de uma ou duas peças nos seus noticiários principais e pouco mais.
Seja como for, nesta altura ainda não se sabe muito bem como é que a parceria Rádio Mais/BBC se vai traduzir, em termos mais concretos, na programação de 24 horas da nova emissora luandense.
Com a Rádio Mais, o projecto Média Nova volta a ser notícia, estando a curiosidade dos observadores voltada, de algum modo, para os bastidores desta movimentação do capital privado pelos corredores da comunicação social, onde, apesar do que se especula, ainda não se sabe muito bem quais são os interesses mais especificos que, do ponto de vista político, falam mais alto.
A outra questão que se coloca tem a ver com o facto de, uma vez mais, o licenciamento de uma rádio não ter obedecido ao principio do concurso público, que é aquele que está inscrito como sendo uma exigência da própria legislação em vigôr.