quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama é o primeiro presidente não branco dos EUA (1)

Barack Obama acaba de ser eleito Presidente dos EUA.
É um "laton", como se diz na mais pura gíria luandense.
O neto da Kota Sarah Obama que mora numa casa de pau a pique na localidade de Kogelo, situada a 500 km a noroeste de Nairóbi, capital do Quénia, está agora, com a Michelle e as duas kanukas, a Malia e a Natasha, a caminho da Casa Branca em Washington DC, onde apenas deverá entrar no próximo dia 20 de Janeiro de 2009.
"A América é um local onde todas as coisas são possíveis"-foram as suas primeiras palavras em Chicago cerca de meia hora depois de McCain ter reconhecido a sua derrota e do mundo ter respirado de alívio.
E agora Barack, por onde é que vais começar esta tua gigantesca tarefa de mudares a América e o Mundo(mudar para melhor, é claro)?
É, certamente, a pergunta que todos quantos votaram e não votaram nele, têm na manga para lhe colocar na primeira oportunidade.
Barack sabe disso e por isso estará certamente preparado para responder a esta e a outras perguntas ainda mais complicadas e sensíveis.
O problema é que as respostas, agora, não poderão ser apenas retóricas.
Obama vai ter de traduzir o seu fabuloso e eleitoralista "Código de Change" em miúdos para todos nós entendermos muito bem como é que ele vai governar e assim continuarmos a brindar-lhe o apoio que ele vai certamente necessitar nesta nova etapa da sua saga.
O que todos nós sabemos, antes dele nos responder, com ou sem retórica, é que nada para ele vai ser fácil tendo em conta a pesada herança de makas e mais makas que George W. Bush lhe vai entregar após oito anos de desgoverno, de histeria internacional e de autismo ecológico
Bush prepara-se para lhe entregar, numa bandeja feita com o mais frio alumínio, uma América à beira do colapso e um mundo cada vez mais instável e em profunda crise finanaceira internacional na sequência de todas as patifarias aprontadas por Wall Street.