segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Semana em Actualidade já é o melhor da TPA

A edição deste domingo do Semana em Actualidade da TPA (SA) dedicada por inteiro ao novo modelo de gestão da capital, também conhecido como Plano F (será de Feijó?), foi aproveitada por Ismael Mateus para salientar, nas suas considerações iniciais, o elogio que o programa mereceu da recente deliberação do Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS).
O CNCS, recorde-se, "a título de incentivo e tendo em conta os seus níveis crescentes de audiência, destacou como nota positiva na programação da TPA o debate informativo semanal realizado aos domingos, Semana em Actualidade, o que confirma o interesse dos telespectadores por programas dominados pelo espírito do contraditório".
Ismael Mateus assumiu o "auto-consumo" implícito nas suas considerações, justificando-o com a impossibilidade de não poder deixar passar em branco este reconhecimento público que vem na sequência de outras observações positivas que tem recebido da parte de pessoas que lhe têm feito chegar o apreço que nutrem pelo programa do Antunes Guange. Em contraste, Ismael Mateus lamentou o facto do programa em causa não merecer da parte da direcção do canal público qualquer tipo de atenção mais específica a traduzir e aqui a opinião já é nossa, um comportamento estranho para não chegarmos a outras conclusões, tendo em conta a atribulada trajectória que o mesmo conheceu este ano, quando chegou mesmo a estar ameaçado de morte prematura. O SA acabou por ser salvo in extremis. Uma história para contar um dia destes.
É bom que fique claro que este periodo mais complicado é anterior à entrada em funções da nova direcção (CA) da TPA, que, por razões óbvias, ainda estará a viver uma fase de levantamento da situação herdada aos mais diferentes níveis.
PS- Esta segunda-feira recebi de um amigo que muito estimo a seguinte msg:
"Sim senhor! Semana em Actualidade continua a ser um dos poucos momentos de debate da TPA.Mas o cenário, adereços e tal, bem como o modelo de orientação do debate tem de sofrer alterações".
************************************************************************************
Comentários
************************************************************************************
Anónimo disse... Bem que a TPA poderia melhorar as condições programa, que tal uma mesa para os comentadores? Não ficaria melhor como vemos noutros canais com programas semelhantes tipo "Quadratura do Circulo"? 6 de Dezembro de 2010 15:09 Anónimo disse... Eu subscrevo também a minha apreciação muito particular pelo programa por nele participarem dois nomes sonantes no nosso jornalismo que eu, por sinal também jornalista, admiro "bastantemente" permita-me o termo para enfatisar o quanto os aprecio: Reginaldo Silva e Ismael Mateus. Admiro porquê? Porquê são pessoas sem papas na língua como disse o Reginaldo Silva ontem domingo, que tentam sempre manter-se na equidistância. Precisamos de pessoas assim na nossa sociedade, pessoas que dizem que isto está certo e isto não está. Pessoas que não tenham o rabo preso e sejam capazes de fazer apreciações e criticas construtivas, porque se continuarmos com a corja de bajuladores que perambulam pela nossa Angola afora, que mesmo errado dizem: "Sim... sim, chefe", o tão propalado desenvolvimento tardará a chegar... 6 de Dezembro de 2010 15:47 Anónimo disse... COM ERNESTO BARTOLOMEU INDICADO COMO DIRECTOR DE INFORMAÇAO DA T.P.A. AS COISAS VAO MELHORAR. Felismente ja nao teremos os tempos sombrios da velha senhora (Manuel da Silva).Outra coisa a melhorar nesse programa é que haja contraditório de facto. porque nao se espera contraditório essa dupla ismael-reginaldo é do M. o que temos assistido nesse programa é uma do rato da casa: roe e sopra. 6 de Dezembro de 2010 15:55